O Gabinete de Imprensa da Coordenadora Distrital de Aveiro da CDUA CDU - Coligação Democrática Unitária, PCP-PEV, que integra no plano político o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Associação Intervenção Democrática, e que se alarga a centenas de cidadãos sem filiação partidária, estará presente com candidaturas próprias aos órgãos municipais em todos os 19 concelhos do Distrito de Aveiro.

Entregues que estão as listas, a CDU concorre a 112 das 141 freguesias do Distrito – mais 9 do que nas últimas Eleições Autárquicas – concorrendo a todas as freguesias dos concelhos de Aveiro, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Ovar, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.

No cômputo geral do Distrito, há 5 mulheres a encabeçar listas às Câmaras Municipais, num quadro de grande participação feminina generalizada nas listas da CDU, sendo que em várias freguesias o número de mulheres é superior ao de homens. Da mesma forma, há uma importante renovação das listas e um importante papel dado a quadros jovens que encabeçam listas a vários órgãos dos diferentes concelhos.

Dos mais de 1500 homens, mulheres e jovens que integram as listas da CDU no Distrito de Aveiro, mais de 1/3 são candidatos independentes, facto que confirma o prestígio da CDU e a sua capacidade de envolver gente genuinamente interessada no desenvolvimento das suas freguesias e concelhos, de forma coerente, afirmando a identidade e projecto da CDU sem recurso a subterfúgios de qualquer tipo para se esconder ou mascarar. Sublinhamos o facto de haver 2 candidatos do PEV cabeças-de-lista a Câmaras Municipais (Anadia e Santa Maria da Feira) e 1 independente (Sever do Vouga).

Num quadro exigente como é o do Distrito de Aveiro, marcado por décadas ininterruptas de governação e maioria esmagadora de PS, PSD e CDS (juntos ou não) e por pressões directas e indirectas que procuram condicionar a participação democrática de trabalhadores e outros segmentos da população, a CDU apresenta-se confiante de que os seus candidatos e o seu projecto são merecedores do voto dos trabalhadores e do povo do Distrito, pois a sua actuação diária onde está em minoria e a obra feita onde está em maioria, não oferecem dúvidas quanto ao carácter ímpar da sua conduta que dá vida ao lema “Honestidade, Trabalho e Competência”

Aveiro, 11 de Agosto de 2017
O Gabinete de Imprensa da Coordenadora Distrital de Aveiro da CDU