Miguel Viegas candidato da CDU às próximas eleições legislativas acompanhado de Adelino Nunes e José Freitas estiveram este fim de semana em Albergaria-à-Velha para acompanhar o II Roteiro Gastronómico da Marinhoa. Miguel Viegas foi deputado no Parlamento Europeu e defendeu por diversas vezes medidas de apoio à valorização do nosso património genético em geral e das nossas raças bovinas autóctones em particular. A carne Marinhoa esteve quase em extinção. Graças ao trabalho dos produtores e da sua associação foi possível reconstituir uma população que está agora a crescer. Contudo são necessários mais apoios para a produção e uma estratégia de valorização deste produto regional de elevada qualidade.

Nos diversos contactos realizados nos restaurantes que aderiram ao roteiro gastronómico, a comitiva da CDU pode constatar o elevado interesse pela carne Marinhoa que tem suscitado grande interesse por parte dos consumidores. Apresentado com um produto na região, criado em condições naturais e com uma qualidade acima da média, fica demonstrado ser possível uma estratégia da valorização da produção local que remunere toda a fileira, do produtor à restauração.

Segundo Miguel Viegas "a defesa da nossa produção regional passa pela diferenciação da nossa carne a partir das raças locais. A raça Marinhoa representa um enorme potencial. Está a crescer mas precisa de mais apoios. Como deputado no Parlamento Europeu sempre me bati pelo reforço das medidas agroambientais destinadas a valorizar as nossas raças locais. Estas linhas estão esgotadas e o governo tem absolutamente de reforçá-las com mais meios!".

Últimas Feira

Sinal não encontrado.