Miguel Viegas, acompanhado por João Sousa, ambos candidatos da CDU às próximas eleições legislativas estiveram na Feira da Palhaça, em Oliveira do Bairro em contacto com pequenos produtores. A CDU tem propostas muito concretas para defender a pequena e média agricultura familiar e os circuitos curtos de comercialização. O encerramento dos hipermercados ao domingo e a negociação do próximo plano estratégico que irá regular a aplicação da Política Agrícola Comum em Portugal são duas prioridades da CDU considera fundamentais para salvaguardar e promover o mundo rural.

Os circuitos de comercialização de proximidade apresentam inúmeras potencialidades. A possibilidade de comprar produtos locais directamente ao produtor é, para muitos consumidores, a forma mais satisfatória de garantir a qualidade, rastreabilidade e autenticidade os produtos e uma maneira de apoiar a economia local. Miguel Viegas, que foi deputado no Parlamento Europeu entre 2014 e 2019, tendo integrado a Comissão de Agricultura defende que, relativamente ao próximo Quadro Comunitário, se deveria acautelar já uma maior concentração de apoios à pequena e média agricultura e aos circuitos curtos de comercialização. Para alem de garantir mais apoios, o candidato da CDU aponta também para a necessidade de melhor a legislação em relação ao licenciamento das unidades, ao regime jurídico dos mercados locais, à fiscalidade e também ao nível da rotulagem.

Segundo Miguel Viegas, “Como fica patente aqui na Feira da Palhaça, a pequena agricultura familiar tem uma grande importância social e económica. Mas o envelhecimento dos produtores testemunha um forte declínio que importa inverter. Será sempre uma prioridade da CDU!”.

Aveiro, 30 de Agosto de 2019
Gab. apoio candidatura CDU

Para o topo