Graças à acção da CDU foi possível reduzir o valor dos passes sociais através do PART, Programa de Apoio à Redução Tarifária. No entanto, esta redução não foi aplicada ainda aos utentes da CP que circulam dentro da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Perante este escândalo, Miguel Viegas, Ana Valente e Cláudia Pereira, candidatos da CDU às próximas eleições legislativas, estiveram hoje numa acção de denúncia desta situação através da qual foi distribuído um documento aos utentes que se deslocam de Ovar para Aveiro. A CDU considera esta situação inaceitável e exige que a CIRA tome medidas imediatas para que a população de Aveiro possa beneficiar desta redução, que é um imperativo social e ambiental.

Há muito que a CDU defende a redução dos passes sociais para incentivar o uso de transportes públicos como parte integrante de uma política socialmente mais justa e ambientalmente sustentável. Com a nova fase da política nacional, caracterizada pela correlação de forças que saiu das eleições de 2015, foi possível aprovar esta redução com a criação do PART. Sucede que, no que toca a ferrovia, os utentes do distrito de Aveiro ficaram de fora do programa por inoperância e falta de vontade política da CIRA e da Área Metropolitana do Porto. Desta forma, nem as viagens realizadas dentro da CIRA e nem os movimentos pendulares entre Aveiro e Porto ou entre Aveiro e Coimbra forma contemplados com qualquer redução tarifária. A CDU não deixar de manifestar o seu repúdio perante a decisão da CIRA de concentrar os apoios do transporte rodoviário deixando de fora aquele que é considerado unanimemente como mais sustentável! Uma delegação da CDU composta por vários candidatos participou numa acção de protesto junto dos utentes num comboio entre Ovar e Aveiro e dentro da estação de Aveiro exigindo que esta situação se resolva o mais rapidamente possível.

Segundo Miguel Viegas: "Neste período de início de aulas e quando muitos recomeçam a trabalhar depois de umas merecidas férias, pensamos que é mais que tempo de aplicar esta redução, repondo a justiça. A aplicação do PART deve ser para todos os portugueses!".

Aveiro, 16 de Setembro de 2019
Comissão Coordenadora de Aveiro da CDU

Para o topo