Miguel Viegas, Fátima Guimarães e Rosa Alves, todos candidatos da CDU às próximas eleições legislativas participaram numa jornada em Oliveira de Azeméis. Depois de contactar com trabalhadores de diversas empresas, a delegação da CDU terminou o dia com uma sessão pública sobre mobilidade. A CDU propõe para o distrito um Plano Regional de Mobilidade assente na valorização do transporte público e a criação de um passe social intermodal que incentive as populações e prescindir cada vez mais do automóvel. Concelhos de alta densidade populacional, como é o caso de Oliveira de Azeméis, deveriam fazer muito mais por esta causa que é um imperativo social e ambiental.

As acessibilidades e a falta de transportes públicos representam questões prementes que afectam a vida da população de Oliveira de Azeméis. Estas carências fazem-se sentir na ligação entre o centro da cidade e as freguesias mais remotas do concelho, mas também na ligação do concelho com o grande Porto ou Aveiro. Face a este problemas, a Câmara e o governo têm optado por soluções minimalistas que não passam de pura propaganda. A solução encontrada com a Transdev para servir as freguesias mais distantes e a opção de requalificar a Linha do Vale do Vouga apenas a norte do Concelho demonstram bem a incapacidade das entidades responsáveis para resolver os verdadeiros problemas das acessibilidades. A CDU entende que o problema da mobilidade não se resolve com a concessão a privados de umas poucas linhas destinadas apenas a dar a imagem de que algo está a ser feito. A CDU propõe um Plano de Mobilidade Regional assente da requalificação de toda a Linha do Vouga. A partir desta rede estruturante, importa criar uma rede complementar de autocarros, operada a partir de um serviço público ao serviço das populações e não através de concessões com empresas multinacionais onde impera a maximização do lucro do accionista. A criação de um passe social intermodal é outro pilar indissociável de uma nova política de mobilidade que possa estar à altura dos desafios climáticos.

Segundo Miguel Viegas: "Quando ouvimos os alunos da Escola Superior Aveiro Norte ou as populações de freguesias mais distantes do centro da cidade , fica claro que há um problema de mobilidade neste concelho. As soluções passam por mais e melhores transportes públicos a custos tendencialmente gratuitos!".

Aveiro, 19 Setembro 2019
Gab. apoio candidatura CDU

 

Para o topo