1. O PCP concretiza no próximo Sábado em Espinho, na Junta de Freguesia desta cidade, entre as 10h30 e as 18h00 a sua VIII Assembleia de Organização Regional de Aveiro. A Assembleia decorrerá sempre aberta à presença da comunicação social, com excepção do período entre as 17h00 e as 17h30 de eleição da DORAV.

2. A Assembleia tem como lema - Mais PCP, Mais Justiça Social, Mais Desenvolvimento e contará com a presença de cerca de 200 delegados de todas as organizações concelhias, de células de empresas e locais de trabalho e de todos os sectores de actividade do distrito. Estará também presente o Secretário Geral do Partido, camarada Jerónimo de Sousa.

3. A Assembleia procederá à discussão da Resolução Política, documento orientador da intervenção dos comunistas do Distrito de Aveiro para os próximos anos, cujo projecto esteve em debate em todas as organizações, com o contributo de centenas de militantes, e decidirá da sua aprovação. Será eleita a nova Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP.

4. No decorrer da Assembleia estão previstas intervenções sobre todas as questões relevantes da vida económica, social, cultural e política do distrito e do país. Refere-se, nomeadamente, a intervenção de abertura de Carlos Gonçalves da Comissão Política do CC do PCP e na Sessão Pública de Encerramento, às 17h30, a primeira intervenção de Jorge Seabra na qualidade de mandatário distrital da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República e a fechar os trabalhos a intervenção do Secretário Geral do PCP, camarada Jerónimo de Sousa.

5. A VIII Assembleia decorre num momento particularmente grave da vida nacional quando a partir do Governo PS, do PSD e do Presidente da República, se aprofunda um ataque brutal aos trabalhadores e ao nosso povo – mais injustiças, destruição do tecido produtivo, desemprego, regressão social e declínio nacional. Mas é também um momento em que cresce a luta de massas contra esta política de direita e se forjam as condições para um novo rumo para Portugal.

6. Identificado com os direitos e interesses dos trabalhadores e do povo em luta, como hoje mesmo acontece com os operários corticeiros do Grupo Amorim, o PCP aqui está na sua VIII Assembleia da Organização Regional de Aveiro, confiante e determinado para intervir e lutar por uma ruptura com as políticas de direita e por uma nova politica patriótica e de esquerda.

O Secretariado da DORAV do PCP

28 de Outubro de 2010.