Deputado Miguel Viegas no Distrito de Aveiro

Miguel Viegas em visita à Serra da Freita

O cabeça de lista da CDU -  Coligação Democrática Unitária - às próximas Eleições Legislativas pelo círculo eleitoral de Aveiro, Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, acompanhado por José Gaspar, membro do Comité Central do PCP e diversos activistas da Coligação Democrática Unitária, visitou, no passado domingo  - 21 de Junho - a Serra da Freita.

Há muito que a Coligação Democrática Unitária exige medidas de preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações naquela zona serrana do interior Norte, tendo proposto, no passado, a criação de um gabinete para articular políticas de intervenção. Ao longo dos últimos anos, foram várias  as propostas legislativas recomendando políticas de desenvolvimento sustentadas na valorização dos recursos endógenos e no envolvimento das populações, das autarquias e das associações locais ligadas ao ambiente e às actividades económicas, designadamente em relação à agricultura e ao turismo.

A Serra da Freita, parte integrante da Rede Natura 2000, beneficia de uma reconhecida importância ambiental. Nela predominam, ainda, as actividades agropecuárias e florestais, de enorme importância para a região e para o país, que, em articulação com as actividades orientadas para o turismo e lazer, deveriam representar uma importante alavanca de desenvolvimento para os concelhos que abrange e, de forma geral, para todo o distrito.

Contudo, apesar de funcionar, também, como um pólo turístico, a Serra da Freita enfrenta problemas sociais e económicos que se agravaram de forma significativa nos últimos anos em função das políticas de empobrecimento e destruição do País que aceleraram a desertificação e o abandono das actividades produtivas.

Pela parte da Coligação Democrática Unitária, podem as populações contar com o habitual empenho na defesa do interior e das suas populações. Neste sentido, a Coligação PCP-PEV assume desde já dar continuidade às suas iniciativas em defesa da Serra da Freita, no quadro de um política patriótica e de esquerda que garanta a coesão territorial e uma justa repartição do desenvolvimento, a bem das regiões do interior do distrito e dos seus valiosos recursos.

Coligação Democrática Unitária

Aveiro, 22 de Junho 2015

 

Para o topo