Miguel Viegas na Feira do Mirtilo em Sever do Vouga

Miguel Viegas, deputado do PCP ao Parlamento Europeu e candidato da CDU às próximas eleições legislativas pelo distrito de Aveiro esteve, este domingo, em Sever do Vouga na Feiro do Mirtilo.

A produção de pequenos frutos, com destaque para o mirtilo, é uma atividade em crescimento na região, representando uma oportunidade para muitos jovens que encontram assim uma saída profissional face à crescente procura dos mercados internacionais.

Miguel Viegas, que se fez acompanhar por Adelino Nunes, da Direcção Regional de Aveiro do PCP, e de outros dirigentes locais, salientou a necessidade de criação de instrumentos que garantam o pagamento de um justo preço a quem produz, sem deixar de incentivar o aumento da cadeia de valor com a diversificação a jusante de novos produtos associados (doces, licores e outras doçarias). Por outro lado, o deputado comunista salientou a necessidade de acompanhar a criação recentemente anunciada do observatório de cotações do mirtilo, morango, amora, groselha e framboesa pela Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (AGIM).

Infelizmente, a produção até aqui, tem sido abandonada à voragem desregrada dos mercados. Sem qualquer proteção face aos intermediários e na impossibilidade de armazenar o seu produto que é altamente perecível, os preços pagos ao produtor chegaram no ano passado aos 3,5 euros por quilo, muito abaixo dos custos de produção e apesar do mesmo mirtilo ser vendido nas grandes superfícies a cerca de 25 euros por quilo. Neste medida, impõe-se a necessidade de políticas de valorização da produção nacional, como só o PCP e a CDU estão em condições de propor ao país.

Aveiro, 29 de Junho de 2015

 

Para o topo