Mesa da Sessão em Aveiro com a participação de João Oliveira

Sábado, dia 27 de Janeiro, o PCP realizou uma dupla sessão de debate público em torno do Orçamento do Estado 2018, o contributo do PCP para os avanços alcançados e os aspectos em que é preciso continuar a lutar para ir mais longe.

Contando com a presença do deputado do PCP, João Oliveira, as sessões tiveram lugar em Santa Maria da Feira (pela tarde) e em Aveiro (à noite), sendo ambas participadas por dezenas de pessoas, militantes e não militantes do PCP.

Em ambas foi sublinhado a importância do papel do PCP para a actual solução política, que permitiu a recuperação de importantes direitos e rendimentos nos últimos dois anos, na sequência da derrota de PSD e CDS nas Eleições Legislativas de 2015.

Tais avanços - nas reformas, nas carreiras da Administração Pública, na gratuitidade dos manuais escolares, no alívio do IRS, na redução do IVA da restauração, entre muitos outros - não isentam, no entanto, a necessidade de análise crítica sobre os compromissos assumidos pelo PS, que impedem que se consiga ir mais longe e se concretize a necessária ruptura com a política de direita.

Da parte do público surgiram várias preocupações, da situação do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga à precariedade, do abandono escolar no Ensino Superior às privatizações dos sectores estratégicos e suas consequências, entre várias outras preocupações que sublinharam a necessidade de continuar a lutar por uma política patriótica e de esquerda.

O Gabinete de Imprensa da DORAV do PCP
Aveiro, 29 de Janeiro de 2018


Para o topo