TRABALHO HONESTIDADE COMPETÊNCIA

CDU -No concelho e no País
Força necessária

A falta de cancela na passagem de nível da Linha do Vale do Vouga, na Aguieira, freguesia de Valongo do Vouga, concelho de Águeda, é da responsabilidade da empresa Infraestruturas de Portugal, mas também é obrigação da Assembleia de Freguesia exigir condições de segurança.

A manifestação realizada no passado dia 12 de Agosto no local, à hora de passagem do comboio turístico, organizada pela CDU de Águeda, contou com a participação empenhada da população.

Foi construída a réplica de uma cancela de segurança e cartazes com inscrições sobre o perigo para os imensos veículos que atravessam a linha de caminho de ferro, com reduzida visibilidade, bem como para os utentes do comboio. Além disso, a requalificação da linha é urgente, para servir as populações com o mínimo de qualidade.

A Coligação Democrática Unitária (CDU) apresentou, este sábado, dia 22 de Abril, os primeiros candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Águeda, Francisco Simões e Alice Caetano, respectivamente.

Numa iniciativa pública no centro de Águeda, Nelson Leal, militante do PCP, apresentou os dois candidatos, Francisco Simões, empresário e actual eleito na Assembleia Municipal e Alice Caetano, professora e escritora, chamando a atenção para a experiência e valor dos candidatos e da Coligação que representam.

A CDU, numa abordagem aprofundada ao tema “Educação” – na União de Freguesias da Trofa, Segadães e Lamas do Vouga – elaborou uma estrutura de trabalho que incluiu entrevistas e contactos com residentes. Das respostas obtidas, pudemos concluir que o encerramento das Escolas do Primeiro Ciclo e a consequente concentração de crianças nos Polos Educativos contribuem para que estas deixem de sentir a localidade onde vivem como um lugar capaz de lhes permitir ter uma vida activa e de convívio com os mais velhos, valorizando e reconhecendo saberes e afectos.

Com o nosso boletim informativo (Volante da Trofa), reflectindo esta realidade, percebemos, em diálogo com diferentes pessoas, que os mais idosos não dispõem de espaços onde possam desenvolver actividades de interacção e lazer, nem sozinhos nem em conjunto com os mais novos.