Procurando acompanhar a luta dos trabalhadores da AveiroBus, Miguel Viegas, candidato da CDU à Câmara Municipal de Aveiro, acompanhado de Filipe Guerra, eleito na Assembleia Municipal pela mesma coligação, estiveram reunidos com o STRUP, Sindicato dos Trabalhadores de TRANSPORTES RODOVIÁRIOS e Urbanos de Portugal.

Durante a reunião, foram salientados alguns avanços concretos ao nível dos direitos dos trabalhadores, desde o início das greves parciais, designadamente em relação aos horários de trabalho e tempos de descanso. Continuam no entanto por resolver as principais questões que passam pelo subsídio de alimentação e pelo período de intermitência que não deveria exceder as três horas como está estipulado no contrato coletivo de trabalho. Neste sentido, os trabalhadores marcaram uma nova greve, desde vez de 24 horas para o próximo dia 12 de Junho.

Para além das questões específicas da AveiroBus, o STRUP manifestou grande preocupação com a falta de investimento do Grupo Transdev em Portugal, onde se assiste a uma degradação da frota por falta de manutenção dos equipamentos, gerando alguma incerteza junto de trabalhadores e utentes. Pela parte da CDU, que aproveitou para entregar uma questão escrita entregue junto da Comissão Europeia por parte de Miguel Viegas, atual deputado do PCP no Parlamento Europeu, ficou o compromisso de acompanhar a situação, intervindo sempre que necessário seja ao nível do município ou da Assembleia da República em prol da defesa dos trabalhadores, da empresa e da qualidade do serviço prestado às populações.

Aveiro, 30 de Maio de 2017

CDU - Coligação Democrática Unitária