TRABALHO HONESTIDADE COMPETÊNCIA

CDU -No concelho e no País
Força necessária

Miguel Viegas, Filipe Guerra e Manuel Reis, todos candidatos da CDU reuniram com o comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros de Aveiro-Velhos, procurando assim conhecer melhor uma das mais antigas e relevantes instituições do concelho e apresentar a candidatura da CDU.

Durante a reunião, foram abordados assuntos diversos ligados à atividade dos bombeiros e aos constrangimentos que se colocam ao seu desempenho. Com uma estatura física e humana razoavelmente adequada, os Bombeiros Velhos confrontam-se com uma solicitação crescente de intervenção e com cortes do financiamento que acabam por criar algumas dificuldades financeiras ultrapassadas com a sua capacidade própria de gerar receitas.

A necessidade de apostar mais na prevenção, designadamente ao nível do ordenamento florestal e na limpeza de caminhos e faixas de contenção dentro da floresta e nos perímetros das áreas urbanas foram mais uma vez enfatizadas.

Pela parte da CDU, foram apresentadas diversas propostas relacionadas com a necessidade de garantir uma maior estabilidade ao nível do financiamento, com a valorização do estatuto de bombeiros voluntários e, finalmente, com a implementação de alguns benefícios fiscais que possam criar algumas folgas ao nível da tesouraria.

A CDU tem uma enorme apreço pelas duas corporações de bombeiros existentes no concelho e compromete-se a tudo fazer para melhorar os apoios municipais, tendo em conta o excelente contributo dado no quadro da proteção civil municipal, mas, também, pelo seu papel fundamental em garantir a segurança das populações.