TRABALHO HONESTIDADE COMPETÊNCIA

CDU -No concelho e no País
Força necessária

A CDU esteve hoje em campanha num dia dedicado as questões sociais, dividindo as visitas entre empresas e instituições sociais. Com os candidatos Miguel Viegas e Filipe Guerra, à câmara e assembleia municipal e Rui Figueiredo, cabeça de lista à junta de Esgueira, a caravana da CDU passou pelas empresas Renault Cacia e Funfrap, acabando o dia com uma visita ao Centro Social de Esgueira.

O concelho de Aveiro padece de vários problemas sociais que foram exacerbados com as políticas de austeridade da Troika e do Governo PSD/CDS. São manchas de pobreza que se agravam e um conjunto de direitos sociais que continuam por garantir, seja ao nível da saúde, da educação ou da habitação.

A CDU dedicou parte da sua campanha aos bairros sociais de Santiago, do Griné ou do Caião, ou ainda de S. Jacinto. Mas outros serviços continuam muito aquém do necessário ao nível por exemplo das creches e jardins de infância. Neste sentido, a CDU valoriza muito a capacidade de resposta de instituições como é o caso do Centro Social de Esgueira que presta um serviço exemplar a este nível. Contudo, é necessário alargar ainda mais esta resposta, apoiando mais as instituições por forma a que este serviço chegue a toda a população independentemente da sua condição social ou económica.

A CDU propõe um incremento significativo do orçamento dedicado aos apoios sociais, seja na modelação dos preços cobrador pelos diversos serviços prestamos pelo município (água, lixo, transporte etc,) seja através de um serviço de assistência social dotado de mais meios e que possa intervir de forma pronta aos muitos casos de carência económica que são uma constante neste município onde o desemprego continua a representar uma enorme preocupação.

Aveiro, 27 de Setembro de 2017
O Gabinete de imprensa da CDU