TRABALHO HONESTIDADE COMPETÊNCIA

CDU -No concelho e no País
Força necessária

Para a CDU, a proximidade na prestação de cuidados de saúde é um fator determinante para garantir uma vida saudável aos cidadãos. Em particular quando a população apresenta elevados índices de envelhecimento. Bateu-se no passado pela manutenção do Hospital Francisco Zagalo (HFZ) dentro do SNS, com um leque alargado de valências e o adequado investimento por parte do Ministério da Saúde. Opôs-se à tentativa do governo do PSD/CDS de o entregar à Misericórdia e à intenção do actual governo do PS de o fundir numa Unidade Local de Saúde (ULS) de grandes dimensões, com o Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira.

Em reunião recente com o Conselho de Administração cessante, presidido pelo Dr. Luís Vaz, Carlos Jorge Silva defendeu a autonomia do nosso Hospital, das obras no Bloco Operatório (já aprovadas e que tardam a ser iniciadas), o estudo da abertura de um Serviço de Urgência Básico e a integração dos trabalhadores precários.

De notar que estas pretensões não são apenas da CDU, foram validadas por uma Petição que recolheu mais de 7.300 assinaturas e que foi entregue na Assembleia da República. Pelo facto de ter ultrapassado as 4.000, obrigará a que o assunto seja discutido em plenário, naquela Assembleia.

Da profícua troca de impressões, a CDU tomou conhecimento dos constrangimentos orçamentais impostos pela tutela à gestão do hospital. Mas também de que o número de utentes que escolhe o nosso Hospital, para nele realizarem intervenções cirúrgicas, é mais elevado que a média dos restantes estabelecimentos hospitalares do País.

É também um facto que os estudos epidemiológicos e demográficos, incluídos no “Plano de Negócios” apresentado pelo governo, pretendendo justificar a fusão do HFZ na ULS da Feira, não foram objecto de discussão adequada.

Foi ainda realçada a necessidade de articular cada vez melhor a prestação de Cuidados de Saúde Primários entre os Centros de Saúde e o HFZ. Por último, a Administração do HFZ reconheceu a importância e a adequação da luta desenvolvida pela CDU em defesa do nosso Hospital, tendo a nossa delegação expressado a forma empenhada como a Administração em fim de funções promoveu a afirmação do HFZ como uma unidade de referência de qualidade na prestação de cuidados de saúde aos Ovarenses.

A CDU tem um percurso de coerência na defesa dos serviços de saúde que continuará a honrar. Com mais eleitos na Câmara e Assembleia, estará sem dúvida em melhores condições de lutar pelo seu futuro!

Ovar, 19 de Setembro de 2017
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU