TRABALHO HONESTIDADE COMPETÊNCIA

CDU -No concelho e no País
Força necessária

Conhecer, no terreno, a actividade das diferentes instituições que operam na área social, é de capital importância para se poderem formular políticas mais adequadas e decidir melhor.

Assim, Carlos Jorge Silva, candidato da CDU à Câmara Municipal de Ovar, reuniu com a Direcção da CECIVAR, cooperativa que leva já 40 anos de actividade no nosso Município, prestando um insubstituível serviço de apoio a crianças e pessoas inadaptadas em geral.

Numa visita guiada às instalações proporcionada pela Direcção, a CDU tomou conhecimento de que este serviço inclui diferentes respostas: i) Escola de Ensino Especial, ii) Centro de Actividades Ocupacionais, iii) Centro de Formação Profissional, iv) Lar Residencial e Residências Autónomas e v) Serviço de Apoio Domiciliário. No total, são mais de centena e meia de utentes a usufruírem destes serviços prestados pela CERCIVAR. Acresce o Centro de Recursos para a Inclusão - quase outros tantos utentes - no apoio de técnicos em contexto escolar.

A CERCIVAR depara-se com algumas dificuldades de sustentabilidade económica, fruto da não atualização das comparticipações por parte do Instituto da Segurança Social e do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Esta realidade cria constrangimentos, tanto ao nível dos investimentos necessários para o funcionamento da CERCIVAR - como a substituição de parte da frota automóvel envelhecida e a aquisição de equipamentos (mobiliário e sistema de climatização) - como no que respeita a novos projectos que se pretendem desenvolver. Neste caso está a construção do novo Lar Residencial, em terrenos contíguos às Residências Autónomas.

No tocante à inserção dos formandos em estágios em contexto laboral, foi referido que a abertura do tecido empresarial, no seu conjunto, não tem ainda sido a desejável.

A CDU comprometeu-se a acompanhar de perto a evolução do trabalho da Instituição e tudo fazer para tentar aumentar a consciencialização de toda a sociedade para a importância do apoio às pessoas inadaptadas.

Ovar, 26 de Setembro de 2017
A Comissão Coordenadora de Ovar do CDU