TRABALHO HONESTIDADE COMPETÊNCIA

CDU -No concelho e no País
Força necessária
 

No âmbito da campanha lançada pela CDU, intitulada 75 dias 100 propostas, que se iniciou no passado dia 19 de julho (precisamente a 75 dias das eleições autárquicas), segue nesta nota, para conhecimento e eventual divulgação, as primeiras propostas comunicadas com a respetiva data do anúncio.

Recorda-se que a primeira proposta foi a dinamização de sessões de cinema ao ar livre no parque da Pedreira das Penas em Santa Maria da Feira.

Proposta 2

Festival Luso-Brasileiro

No seguimento da primeira proposta apresentada, é, ainda, intenção da CDU que o Festival de Cinema Luso-Brasileiro tenha uma seção dedicada exclusivamente aos mais novos, onde será promovida uma mostra de filmes realizados com recursos a equipamentos de baixo custo (por exemplo telemóveis) sobre temáticas livres ou previamente selecionadas.

Ainda relativamente ao festival de cinema, com sede no município, serão promovidas sessões de sensibilização e educação para a sétima arte nas escolas do concelho com a duração do ano letivo, iniciando-se com um piloto numa escola.

20 de julho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 3

Provedor do “Ambiente e Meio Natural”

A CDU tem intenção de criar o “Provedor do “Ambiente e Meio Natural” com o fim de poder intervir opinando e aconselhando sobre questões ambientais do município. Esta será a figura de ligação com Associações e indivíduos com o objetivo de discutir os atuais problemas do território e apontar alternativas para o seu solucionamento.

21 de julho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 4

Banco de material geriátrico

Há vários anos que a CDU defende, e tem vindo a propor no âmbito da Assembleia Municipal para as Grandes Opções do Plano, a criação de um banco de material geriátrico que poderá ser cedido a famílias carenciadas que dele necessitem.

Esta proposta advém de uma realidade em que se assiste ao envelhecimento da população nacional e dos cuidados especiais que esta faixa etária necessita. Assim, como do preço deste tipo de materiais que nem sempre é possível de ser comportado pelas famílias.

22 de julho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 5

Classificação de algumas unidades fabris características da atividade fabril do nosso Município

O município de Stª Mª da Feira é rico em indústria, assumindo-se há vários anos como polo de referência de alguns setores como o da cortiça, papel e calçado, no entanto não existe uma rota que vise a promoção do turismo industrial que se apresenta em fase de crescimento. Propomos, assim, a classificação e criação de uma rota pelas industrias mais emblemáticas do presente e passado com vista à divulgação das mesmas e dos produtos, tendo como polo central o Museu do Papel em Paços de Brandão.

23 de julho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 6

Casa da Malaposta

Compreendendo que esta infraestrutura está sob domínio privado, é do nosso entender que devem ser promovidas negociações para que passe para a esfera do poder municipal. Após este passo, o espaço será transformado num albergue para peregrinos que cruzam o nosso município para norte, rumo a Santiago de Compostela, e para sul, rumo a Fátima, assim como para outros viajantes. Assim seria devolvido ao edifício a sua atividade original que tanta falta faz na área do município. Associado ao albergue propomos a criação de um espaço para divulgação cultural.


24 de julho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 7

Implantação de espaços vedados para recreio de cães

Á semelhança do já existente em algumas cidades do país, a CDU propõe-se a instalar nos meios mais urbanos espaços vedados que facilitem o recreio de cães e o convívio entre os donos. Estes espaços estarão devidamente equipados para o efeito a que se propõem.

25 de julho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 8

Ligação de todas as escolas à rede de saneamento básico;

No seguimento de um requerimento de informação pedido pela CDU (no âmbito da atividade na Assembleia Municipal) foi tornado público que existem dezenas de escolas públicas do município (cujos edifícios estão sob alçada da Câmara Municipal) sem ligação à rede de saneamento básico. Assim, a CDU propõe-se a cumprir com a legalidade e a efetuar a ligação destes estabelecimentos de ensino à rede de saneamento básico.

26 de julho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 9

Iniciar o processo de criação de um centro coordenador de transportes

Já por diversas vezes a CDU aludiu para o facto da necessidade de um centro coordenador de transportes no município. Assim, a CDU propõe a criação de um centro coordenador de transportes que, pelas características de localização e acessibilidade, será na sede do município.

27 de julho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU


Para o topo