Proposta 10

Colocação de mais paragens de autocarros com abrigo, nas diversas freguesias do município

Por diversas ocasiões, a CDU reclamou a necessidade de colocação de mais paragens de autocarro que melhorem a comodidade dos passageiros. Algumas das paragens existentes, dadas as suas características, não abrigam os passageiros enquanto esperam pelo transporte e faltam abrigos em alguns pontos de paragem de autocarros.

Outro facto, já alertado pela CDU, é a total ausência de horários dos transportes e de condições para que pessoas com mobilidade condicionada possam aceder e usufruir dos abrigos nas paragens.

Assim, no seguimento da Proposta 9 - Iniciar o processo de criação de um centro coordenador de transportes, a CDU propõe-se a melhorar as paragens existentes e aumentar o número de abrigos nas paragens, dotando-os de condições para que possam ser utilizados por todos e com informações relativas aos transportes.

28 de julho de 2017
Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 11

Ligação de autocarro das freguesias para a Festa das Fogaceiras

Mais do que uma festa de cariz religioso, a Festa das Fogaceiras assume-se como o feriado municipal e a celebração do município, das suas gentes e tradições.

Assim, faz todo o sentido que possa ser usufruída por todos os feirenses. A única forma de o fazer é reforçar, nesse dia a rede de transportes que facilite a participação dos munícipes nestas celebrações.

29 de julho de 2017
Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 12

Restauro e modernização dos parques infantis

Como ficou recentemente claro, o município tem uma falha grave no controle e manutenção dos parques infantis.

Assim, a CDU propõe-se restaurar os parques degradados, dotando-os de todas as condições para que estejam de acordo com a lei em vigor e que sejam o mais inclusivos possível.

Recorde-se que os parques infantis mais do que um espaço de lazer, são também um espaço de desenvolvimento da motricidade das crianças e de convívio, onde a segurança deverá sempre ser assumida como primeira preocupação.

30 de julho de 2017
Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 13

Castro de Romariz

Não há eleições autárquicas em que não se fale desta infraestrutura como uma das imagens de do município e até de relevo para a história nacional.

No decorrer dos anos muito pouco foi realizado para a dinamização do espaço, assim como o dar a conhecer a cultura castreja do sul do Douro. Este mandato, em particular, registou-se um abandono incompreensível. Entende-se que o afastamento da malha urbana possa dificultar a dinamização deste património, todavia cabe às entidades eleitas o encontrar soluções para as dificuldades.

Assim, face a existirem dois castros conhecidos na área do município de Stª Mª da Feira propomos a sua preservação, dinamização de visitas guiadas e a colocação de sinalética informativa.

É do entender da CDU que o espólio do Castro deve permanecer no município e ser alvo de divulgação por toda a comunidade.

 


31 de julho de 2017
Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 14

Criação de ciclovia na Avenida Sá Carneiro em S. J. de Ver

O município de Santa Maria da Feira tem por tradição a prática do ciclismo, com inúmeros atletas (alguns deles de destaque no panorama nacional e internacional). Todavia, regista-se a existência de parcas condições para a prática desde desporto.

Face a esta lacuna no município, a CDU irá propor a criação de diversas ciclovias, ligadas entre si, em rede.

A primeira seria a da Avenida Sá Carneiro em S.J. de Ver. A opção por anunciar este troço, em primeiro lugar, prende-se com a referida tradição desta freguesia na prática deste desporto, Não esqueçamos que esta é uma promessa constantemente adiada pelos sucessivos executivos da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

1 de agosto de 2017
Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 15

Criação de Ciclovia de ligação da Cruz ao Europarque

No seguimento da proposta número 14, a CDU defende a criação de uma ciclovia de ligação do Lugar da Cruz ao Europarque.

Esta opção por esta ligação é justificada pelo facto do lugar da Cruz ser muito populoso e habitado por uma população muito diversificada, que já, por diversas vezes, terem manifestado a sua dificuldade de acesso ao Europarque apeados, ou em bicicleta, para a prática de deporto ou simplesmente para passeio e usufruto do espaço.

2 de agosto de 2017
Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 16

Criação de ciclovia de ligação à Cicloria

O município vizinho de Ovar possui na sua área uma das mais emblemáticas ciclovias do país – A Cicloria.

Todavia, apesar da sede do município de Santa Maria da Feira estar a poucos quilómetros da referida ciclovia, e até da praia, não existem ligações que facilitem aos ciclistas o trânsito em segurança.

Assim, é intenção da CDU o desenvolvimento de uma rede de ciclovia de ligação ao município de Ovar e, posteriormente, entrar em parceria com o município de Ovar para a ligação à Cicloria

3 de agosto de 2017
Comissão Coordenadora da CDU

 


Para o topo