Nogueira do CravoNum dia passado no interior do Distrito, sempre na companhia de candidatos e activistas da CDU, Miguel Viegas dividiu o tempo entre Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.

Durante a manhã, e na companhia de Andreia Araújo, igualmente candidata Às legislativas, José Gaspar, candidato à Câmara de Vale de Cambra, José Miguel, candidato à Assembleia Municipal, Serafim Tavares, candidato à Junta de Freguesia de Macieira de Câmara, e José Oliveira, candidato à freguesia de Rôge, Miguel Viegas reuniu com a Directora do Agrupamento dos Centre de Saúde de S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.

Conhecida que é a longa e profícua luta em defesa do SAP de Vale de Cambra, a funcionar no respectivo Centro de Saúde, é natural que grande parte da reunião tenha sido dedicada a este tema. Sem assumir nenhum tipo de decisão relativamente ao eventual encerramento, motivo por si só mais do que suficiente para manter todas as preocupações, a responsável pela gestão dos cuidados de saúde primários daqueles três importantes concelhos foi tentando explicar as vantagens das Unidades de Saúde Familiar cuja inauguração está prevista ainda para o corrente ano.

Da parte da CDU mantém-se um conjunto de preocupações que tem que ver com a falta de médicos e de pessoal administrativo, que obriga o Centro de Saúde a recorrer a serviços externos pagos a peso de ouro enquanto ficam por preencher vagas comprovadamente necessárias ao normal funcionamento do centro. Com o eventual encerramento do SAP, e nas palavras de Miguel Viegas, é lógico que as dificuldades irão aumentar. Primeiro porque parte do atendimento do SAP era assegurado por médicos externos que deixaram de prestar serviço em Vale de Cambra. Segundo por sem o SAP deixa de haver qualquer atendimento de saúde fora do horário de funcionamento do Centro de Saúde, sem que hajam alternativas minimamente credíveis. É esta a politica de saúde do governo PS que o povo de Vale de Cambra terá necessariamente que derrotar no próximo dia 27 de Setembro.

No mesmo dia à noite, Miguel Viegas participou num importante reunião de eleitos e candidatos da CDU em Nogueira do Cravo. Perante uma plateia composta, o candidato comunista valorizou este amplo espaço de intervenção cívica e politica que é a CDU e apelou à união de todos no sentido de fazer destas duas batalhas eleitorais um única e coesa campanha em prol de uma sociedade mais justa e solidária. Desta forma, forma traçadas um conjunto de linhas de intervenção procurando compensar, com a participação militante de todos os activistas da CDU, o silenciamento e a deturpação do que tem sido a campanha CDU.

Aveiro, 15 de Setembro de 2009

A Comissão Coordenadora Distrital de Aveiro da CDU