No passado dia 18 de Fevereiro, decorreu o Encontro Regional de Aveiro da JCP, com o lema “Transformar e construir. É pela luta que lá vamos!”. Esta iniciativa, integrada na preparação do 11º Congresso da JCP, contou com a presença de cerca de uma dezena de jovens que ali procederam à análise da situação política do Distrito, discutiram e traçaram linhas de trabalho para o reforço da organização e da sua intervenção e elegeram uma nova Comissão Regional. Depois de um intenso processo de discussão na organização com reuniões de colectivo e debates, este Encontro Regional foi o culminar de um trabalho que reflecte a democracia interna da Juventude Comunista Portuguesa.

Nas intervenções feitas, os jovens comunistas descreveram os principais problemas que existem no distrito, nomeadamente, a falta de aquecimento nas escolas, a falta de funcionários, as turmas sobrelotadas, as bolsas que não chegam para todos e que nunca mais chegam, os ataques à democracia e aos direitos dos estudantes, a elevada taxa de desemprego e a precariedade, a necessidade de uma rede de transportes que responda as reais necessidades da juventude.

Na iniciativa foi eleita a comissão regional composta por 11 membros, com uma média etária de 20 anos, representando a ligação aos vários sectores e concelhos de actividade da JCP. E, foram, ainda, aprovados a Resolução Política e uma moção sobre o 25 de Abril.

O Encontro Regional de Aveiro reafirmou a profunda convicção e determinação da JCP na intensificação da luta da juventude no distrito, como único garante do direito à escola Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade para todos, do direito ao trabalho com direitos, do direito à habitação, à cultura e ao desporto. Depois deste Encontro Regional a organização sai reforçada e em melhores condições para dar resposta às tarefas que se colocam.

 

Para o topo