Organização Regional de Aveiro

Juventude Comunista Portuguesa

No passado dia 20 de Julho, sábado, realizou-se em Aveiro a Final Regional do Concurso de Bandas da Juventude Comunista Portuguesa. Esta final teve lugar no Bar do Estudante na Universidade de Aveiro. Concorreram os Distant Ship e os Setup The Breakdown de São João da Madeira, os Motim e os Shattered de Aveiro.

Nesta Final Regional a JCP afirmou o direito à cultura como direito fundamental. Exigimos uma política cultural diferente que invista mais nesta área e que proporcione melhores condições a todos os artistas. É preciso apoiar mais o trabalho das bandas de garagem dando-lhes condições para que possam aceder a instrumentos musicais e a estúdios; que lhes sejam disponibilizados espaços públicos para poderem divulgar o seu trabalho bem como para o realizar. Há muitos músicos de qualidade do nosso país que precisam apenas que os apoiem, coisa que este Governo PSD/CDS e outros que o antecederam não têm feito.

Este Concurso de Bandas serviu também para afirmar o projecto autárquico da CDU e da Juventude CDU. Ao realizarmos estes Concursos, a CDU e a Juventude CDU demonstram na prática o projecto autárquico que têm para a cultura, diferente das outras forças políticas PS, PSD e CDS, que pouco fazem para dinamizar nos seus municípios a cultura e muitas das vezes são entraves a quem o quer fazer. Ficou claro que tanto no Concelho de Aveiro, como no Concelho de São João da Madeira são poucos os espaços que existem para as bandas tocarem sem que tenham que pagar quantias avolumadas. Mesmo os espaços públicos são bloqueados por algumas autarquias do PS e do PSD como aconteceu com a JCP na preparação deste Concurso de Bandas. É inadmissível que certos autarcas não queiram e não deixem que as bandas da sua região possam mostrar o seu valor e o seu talento. Mas, não deixa de ser demonstrativo do desprezo que têm pela cultura.

Nesta Final Regional venceram os Motim, serão portanto a banda do distrito de Aveiro a actuar no maior evento cultural do país, a Festa do Avante dias 6, 7 e 8 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Seixal

Convidamos todos os jovens do distrito de Aveiro a estarem presentes na Festa do Avante!

 

 

 

 

--oOo--

Para o topo