No passado dia 21 de Setembro, sábado, a Juventude CDU realizou em Ovar uma Sessão de Cinema em que exibiu o filme Cinema Paraíso de Giuseppe Tornatore.

Esta iniciativa teve como principal objectivo denunciar a inexistência de um cinema em Ovar. De facto em Ovar apenas existem pipocas, cinema nem vê-lo. Os cinemas mais próximos encontram-se em Espinho ou em Estarreja.

A Juventude CDU entende que faz falta um cinema em Ovar, não apenas um cinema que passe filmes comerciais, mas que tenha uma programação diversificada que mostre aos jovens e à população de Ovar o que há de melhor na 7.ª arte. Entendemos ainda que a política cultural no concelho deve ser diferente. Exigimos uma agenda cultural diversificada e de qualidade que chame e cative os mais jovens; são necessários espaços públicos para que as bandas, grupos de teatro e outros artistas possam ensaiar; é fundamental que seja recuperado o Festival de Curtas e que este seja aberto à criatividade e ao talento dos jovens cineastas; é preciso apoiar o trabalho que o movimento associativo realiza.

Estas são só algumas propostas que devem ser concretizadas a nível cultural, e que entendemos que devem ser levadas avante.