Miguel Viegas, Andrea Doroteia, Renata Costa e Tânia Simões, todos candidatos da CDU às próximas eleições legislativas pelo círculo de Aveiro, estiveram hoje reunidos com o Sr Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel Assunção.

Para além de servir para entrega do programa eleitoral da CDU, esta reunião serviu igualmente para uma troca de informações sobre os desafios das instituições de ensino superior, em geral, e da Universidade de Aveiro, em particular. Desafios que comportam sérios riscos decorrentes da falta de vontade política que os sucessivos governos têm tido no que toca à exploração plena do importante potencial das universidades para o desenvolvimento do país e para a coesão social e territorial.

Neste sentido, a reformulação da oferta de cursos universitários, as fusões ou os consórcios mereceram uma análise que é inevitavelmente crítica por parte da CDU e que pode comprometer a sobrevivência de várias instituições, com especial destaque para o interior do país. A CDU defende um sistema universitário público e entende que o Estado não se pode demitir do seu papel na garantia da universalidade do seu acesso. A CDU defende igualmente a modernização das instituições de ensino superior, com uma melhor ligação à região, contribuindo para a modernização do aparelho produtivo. Neste sentido, o reforço das transferências do Orçamento do Estado são uma necessidade imperiosa que deve ser aliada à dignificação daqueles que efetivamente contribuem para o avanço do conhecimento. A CDU defende a generalização dos contratos de trabalho para todos os investigadores assim como o fim da precariedade para os docentes.

Nas palavras de Miguel Viegas, só o reforço da CDU poderá romper com esta linha de tentar colocar as universidades na dependência e ao serviço dos grandes grupos económicos. Neste sentido, demarca-se do actual regime jurídico e da criação de fundações que procuram atenuar os vínculos das universidades ao perímetro do setor público e considera urgente o cumprimento da Constituição, designadamente para a garantia de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade para todos.

A comitiva seguiria o dia com contactos com trabalhadores da Segurança Social em Aveiro e com trabalhadores da Grohe, da Alberplás e da Bimbo, assim como da restante população do concelho de Albergaria-a-Velha.

 

Aveiro, 30 de Setembro de 2015
A Comissão Coordenadora para o distrito de Aveiro da CDU

Para o topo