A CDU apresentou os seu candidatos às Juntas de Freguesia de Águeda, Assembleia Municipal e Câmara de Águeda à comunicação social, no passado dia 23 de Julho. O encontro teve lugar na esplanada do antigo café ZIP-ZIP, tendo como pano de fundo, o rio e a ponte. Um rio de esperança num mundo melhor e uma ponte de passagem para o futuro. Um rio que cresce de eleitores a cada dia que passa.
Júlio Balreira, que será o segundo da lista de candidatos à Assembleia Municipal, reforçou a convicção na força e na qualidade dos candidatos, mostrando-se convicto do “reforço das votações na CDU nas freguesias, na eleição de candidatos à Assembleia Municipal e na eleição de um vereador à Câmara Municipal”.

Nelson Leal, Oficial da Armada na reforma, será o candidato à Presidência da Câmara, seguido por Carlos Rodrigues, Professor Universitário e de Carla Susana Marrinhas, Médica Veterinária.

António Ferreira, industrial, será o primeiro candidato à Assembleia Municipal, seguido de Júlio Balreira, sindicalista e de Maria Gabriela Costa.

Como candidatos à presidência das Juntas de Freguesia, foram anunciados Jaime Canas, por Águeda, José Santos Sousa, por Valongo do Vouga, Vítor Duarte, por Trofa, Manuel Marrinhas, por Macinhata do Vouga, João Armando, pelo Préstimo e José Pereira Rodrigues, pela Borralha.

Júlio Balreira ainda deixou no ar a possibilidade de mais candidaturas, prometendo apresentar o programa da CDU na primeira semana de Setembro.

Nelson Leal, de seguida, fez uma pequena intervenção, definindo como objectivo da sua campanha, a promoção do associativismo, como forma de dinamizar o poder autárquico, politicas que garantam um desenvolvimento mais sustentado e harmónico das freguesias, contra a politica-espetáculo da actual gestão, mais interessada na perpetuação do poder do que na defesa “genuínos interesses das populações”, dando prioridade à freguesias mais periféricas, nomeadamente as serranas, “desde sempre ignoradas e desprezadas pelos sucessivos poderes”.

Por último, Miguel Veiga, primeiro candidato da CDU pelo distrito de Aveiro à Assembleia da Republica, referiu a quase simultaneidade das eleições legislativas e autárquicas, a exigir esforços conjugados dos candidatos, “o crescimento claro da CDU”, a prometer grandes alegrias nas eleições que se avizinham e o valor dos candidatos ao concelho de Águeda, “resultado da qualidade deste grande colectivo, muito acima dos outros partidos concorrentes.