Comício dia 20 de Junho - cartaz programaComício dia 20 de Junho - cartaz mapa da áreaA Comissão Concelhia de Águeda do Partido Comunista Português, realizou hoje, segunda-feira, dia 14 de Junho, pelas 16 horas, no Centro de Trabalho de Águeda do PCP, uma Conferência de Imprensa sobre a Situação Social e Económica do Concelho e sobre o Comício do PCP em Águeda com a presença do Secretário-Geral do PCP Jerónimo de Sousa. Estiveram presentes na conferência de Imprensa Nélson Leal (da Comissão Concelhia de Águeda do PCP) e Filipe Guerra da DORAV do PCP.

Logotipo PCPComissão Concelhia de Águeda

Nota de Imprensa

Mesa da conferencia de imprensaA Comissão Concelhia de Águeda do PCP vem tomar posição relativamente à situação social do Concelho e aos efeitos das medidas do PEC do Governo PS/Sócrates em Águeda.

Segundo os últimos dados, relativas ao mês de Abril de 2010, o desemprego aumentou substancialmente no nosso Concelho atingindo já, segundo estatísticas oficiais relativas a Abril, 2182 trabalhadores. Um valor que representa um aumento de cerca de 9% relativamente ao mesmo mês do ano passado. A esta realidade, consubstanciada nestes números, escapam ainda muitos outros trabalhadores marginalizados destes números mas que também se encontram em situação de desemprego.

A situação social e económica de crise, também se observa nos recorrentes encerramentos de empresas, nas reduções e alterações dos tempos de trabalho em algumas das mais visíveis empresas do Concelho.

São também crescentes as dificuldades das MPME's no pagamento da energia, nas matérias primas encarecidas ou no acesso ao crédito e à banca.

O investimento público que o Concelho merece e necessita para o seu desenvolvimento social e económico, há muito tempo exigido pelas populações e prometido pelo poder político, encontra-se bloqueado, não havendo quaisquer certezas ou garantias quanto à construção do novo Hospital ou da auto-estrada para Aveiro.

Neste breve quadro social e económico, as recentes medidas do Governo PS/Sócrates, em perfeito conluio com PSD e CDS, como o Orçamento de Estado ou o famigerado PEC, não representam qualquer esperança na alteração substancial da situação. De facto, os aumentos da carga fiscal, as privatizações, os congelamentos de salários e pensões ou as alterações no acesso ao subsídio de desemprego, por exemplo, apenas acrescentarão crise e dificuldades às populações de Águeda.

Com o PCP a alternativa.

O PCP considera que outro caminho e outro rumo são possíveis, combatendo o desemprego e apoiando os desempregados, com uma política fiscal justa e equilibrada que defenda os interesses nacionais, defendendo a produção nacional e o sector empresarial do Estado, aumentando salários e pensões.

Assim, já no próximo dia 20 de Junho, pelas 16 horas, o PCP realiza no Parque de Merendas de Espinhel em Águeda, o Comício "O povo e os trabalhadores contra o PEC, com o PCP lutar, exigir uma vida melhor" em que estará presente o Secretário-Geral do PCP Jerónimo de Sousa.

A Comissão Concelhia de Águeda apela aos trabalhadores e às populações do Concelho para que participem nesta importante jornada de combate às políticas de direita e de construção de uma mudança na vida nacional que concretize uma política patriótica e de esquerda.

 

Águeda, 14 de Junho de 2010

A Comissão Concelhia de Águeda

 

Para o topo