Queremos o Vouguinha, pode ler-se na inscriçãoA actual situação de desinvestimento, com vista ao desmantelamento da Linha do Vale do Vouga, mesmo que escamoteado com tomadas de posição com que de todo nos pretendem distrair, é motivo de grande preocupação da Comissão Concelhia de Albergaria-a-Velha do PCP.

O PCP, desde há muito, tem tomado posição no sentido da necessidade de manutenção e reestruturação desta linha férrea que julgamos ser essencial para a região, prestando um serviço público essencial ao longo de um trajecto entre localidades, onde a ausência de transportes públicos é uma realidade.

O Governo PSD/CDS, no seu plano de destruição e aniquilação do aparelho produtivo nacional, pretende privatizar as linhas da CP que suscitam apetite aos grandes grupos económicos, abrindo caminho para que, paralelamente ao que sucede noutros exemplos, piore o serviço e prejudique, e muito, as populações tendo em conta as suas necessidades. Nesta óptica, e em documento tecido pelo actual Governo, a Linha do Vale do Vouga não consta das linhas a manter, ou seja, a sua morte está anunciada por PSD/CDS.

Neste sentido, consideramos que o serviço prestado, neste momento, pelo «Vouguinha» é desajustado e a gestão do património da CP não é condigna com a história e necessidades das populações. No entanto, o PCP irá continuar a convocar e apoiar a luta das populações e a exercer pressão sobre o actual governo, no sentido de uma posição de defesa da rede nacional ferroviária que deverá sofrer investimento e reestruturação ligando as regiões de uma forma segura, ecológica e de futuro.

 

Comissão Concelhia de Albergaria-a-Velha do PCP

20.11.2013

 

Para o topo