A Comissão Concelhia de Albergaria-a-Velha, do PCP, está profundamente preocupada com a lei em curso da reforma autárquica, que provocará alterações profundas no plano das freguesias e dos municípios. Neste sentido, o PCP fez a distribuição de um documento aos munícipes que estiveram presentes no Dia da Freguesia de Albergaria-a-Velha, documento esse que abaixo se transcreve, apelando à luta pela defesa da continuidade da freguesia.

Não existe até ao momento, uma única tomada de posição pública, pela parte dos actuais executivos da Junta de Freguesia e Câmara Municipal, ambos do PSD, nem das outras forças políticas representadas neste órgãos.

O PCP desafia os restantes partidos políticos a tomarem posição, se estão a favor ou contra esta lei e a extinção de freguesias no concelho, de igual modo apelamos à população do concelho para que tome uma posição de defesa e salvaguarda dos seus interesses.

 

16 de Julho de 2012

Comissão Concelhia de Albergaria-a-Velha

(transcreve-se abaixo o comunicado distribuído à população no Dia da Freguesia de Albergaria-a-Velha)

 


Logo PCPALBERGARIA-A-VELHA

DIA DA FREGUESIA

Freguesias do Concelho

Continuar a história!

Valorizar o Futuro!

A lei de reforma autárquica não pode colocar fim à história das freguesias do concelho de Albergaria-a-Velha.

O PCP está contra o fim das freguesias e apela à luta das populações na salvaguarda do poder autárquico de proximidade, democrático e participativo.

Sabia que...segundo a lei da reforma autárquica, imposta pelo Governo PSD/CDS e o Pacto de Agressão, também assinado pelo PS, a freguesia de Albergaria-a-Velha irá ser extinta?

Não podemos permitir que nos tirem o órgão político de maior proximidade com as populações.

A extinção da freguesia de Albergaria implicaria que fosse gerida pela Câmara Municipal e recordamos que o actual executivo permitiu o fim das urgências, o encerramento de escolas básicas, a privatização da água, entre outras manobras que prejudicaram em muito a qualidade de vida da nossa população.

Por isso, o PCP pergunta:

O convívio do dia da Freguesia é para esclarecer e mobilizar a população para a luta contra a extinção de Freguesias ou, pelo contrário, é para os Albergarienses se despedirem da sua Freguesia?

Comissão Concelhia de Albergaria-a-Velha do PCP

14.07.2012

Para o topo