Arouca

Neste início de 2016, a duas semanas das eleições presidenciais e a menos de dois anos das eleições autárquicas, a Comissão Concelhia de Arouca do PCP torna público o seguinte:

1 – O ano de 2015 fica marcado pela derrota do governo PSD/CDS, em consequência da perda da maioria absoluta e, desse modo, das condições para continuar a sua governação de privatização sucessiva dos serviços públicos e de diminuição dos rendimentos, por via da degradação dos salários e das pensões. Como sempre disse o PCP, as eleições legislativas são para eleger deputados e não para eleição de primeiros-ministros.

A CDU-Arouca realizou ontem, dia 14 de Setembro, duas iniciativas de encontro / convívio com candidatos e amigos, à tarde, no espaço exterior da Casa do Povo de Arouca com os candidatos aos órgãos municipais, à noite, no restaurante "Churrascão", em Rossas, com os candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de Rossas.

Confiança na CDU

O grupo de trabalho para as Autárquicas da CDU no concelho de Arouca, esteve reunido no dia 18. A situação política nacional condiciona fortemente estas eleições, bem como se impõe denunciar o aproveitamento eleitoralista do actual presidente da Câmara em torno dos "recentes êxitos do F. C. Arouca".

COMUNICADO DA CDU-AROUCA

1 – No actual momento da vida económica e social do país, em que Portugal, por força do memorando da(s) troika(s), o pacto de agressão, se afunda numa crise de consequências imprevisíveis, não se pode separar o nacional do local, isto é, não há um CDS, um PSD e um PS nacionais e troikistas e um CDS, PSD e PS locais e anti-troikistas. Em rigor, há forças políticas que, nacional e localmente, estão amarradas ao Pacto de Agressão e há outras que não.

Francisco Gonçalves e António BrandãoNo sábado passado, dia 27 de Abril de 2013, na Casa do Povo de Arouca foi apresentada a candidatura da CDU às eleições autárquicas 2013, mais propriamente o seu mandatário e os cabeças de lista à Assembleia Municipal de Arouca e à Câmara Municipal de Arouca.

Esta apresentação foi feita em dois momentos distintos, às 18h00, numa Conferência de Imprensa, foram apresentados à comunicação social o mandatário, Manuel Brandão, membro da Comissão Concelhia de Arouca do PCP e candidato da CDU à Câmara Municipal de Arouca em 2005, e os cabeças de lista à Assembleia Municipal de Arouca, António Óscar Brandão e à Câmara Municipal de Arouca, Francisco Gonçalves.

Ilda Figueiredo usando da palavra em AroucaInserido nas comemorações do 38º aniversário do 25 de Abril, realizou-se em Arouca um jantar que contou com a participação de Ilda Figueiredo. Da sua intervenção, destaca-se a seguinte passagem:

a saída da actual crise só se faz «pondo o País a funcionar, através da defesa do nosso aparelho produtivo e na defesa de condições de vida dignas para o povo, entretanto conquistadas com o 25 de Abril», e não por «programas de austeridade» ou pela «redução drástica dos rendimentos de trabalho» e a «anulação definitiva dos direitos laborais e sociais conquistados pelos trabalhadores» e pela «exportação do que é o nosso bem mais valioso: a nossa juventude, pois sem ela não haverá futuro para Portugal»

Ver mais sobre este acontecimento em: CDU Arouca evoca 25 de Abril de 1974, vídeos Documentário comemorativo dos 38 anos do 25 de Abril – PCP Arouca e Ilda Figueiredo: «É preciso exigir que Abril se cumpra!», acessíveis no blog CDU Arouca http://cduarouca.wordpress.com/

A aprovação do Orçamento Geral do Estado para 2011 (OE), concebido pelo PS e PSD e apadrinhado pelo Presidente da República, é mais um passo no caminho de retrocesso social do país. Este OE, melhor dizendo, as suas consequências, é mesmo o problema do país. É um documento feito a mando de quem de facto governa o país – os grandes interesses económicos.

Ver mais

Num belo cenário, com a Serra da Freita em pano de fundo e o Vale de Arouca a perder de vista com a Vila sede de Concelho ali em baixo mesmo à mão de semear, decorreu a apresentação dos cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Arouca, assim como a cinco Freguesias.