Chegaram informações ao Grupo Parlamentar do PCP que dão conta que o agrupamento escolar de Aveiro enfrenta um conjunto de problemas.

Um dos problemas prende-se com o facto de o parque escolar estar em más condições e a necessitar de uma intervenção urgente. Um dos problemas particularmente sentidos na escola EB 2,3 João Afonso, foi o frio no passado inverno, uma vez que esta escola não tem aquecimento, tal acontece porque o quadro eléctrico não o consegue suportar e mesmo que conseguisse o edifício não tem condições para reter o calor.
Com a perspectiva de transferência de responsabilidades para a Câmara Municipal, a escola confronta-se com o problema de nenhuma das entidades, nem a Câmara Municipal nem a direcção regional de educação, assumir as suas responsabilidades e iniciar as esperadas obras.

Outro problema prende-se com o facto de se tratar de um mega agrupamento escolar, o que coloca problemas de gestão face à dimensão e ao facto de muitas das escolas deste agrupamento estarem sobrelotadas.

Assim ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Educação o seguinte:

1.º Que medidas vai este Ministério tomar para iniciar para breve as esperadas obras de requalificação do parque escolar deste agrupamento?
2.º Que avaliação faz este Ministério do facto de haver muitas escolas sobrelotadas?  Está este Ministério a considerar a construção de novas escolas?
3.º Que medida vai este Ministério tomar para ajudar na gestão dos chamados “mega” agrupamentos escolares?