Mguel Viegas, Emídio Abrantes, Rosa Gadanho, Júlio Teixeira, Lara Pinho e Andrea Araújo, candidatos da CDU em distribuição de documentos à porta do Hospital Infante D. Pedro em AveiroVários candidatos da CDU, entre os quais Miguel Viegas, Rosa Gadanho, Lara Pinho, respectivamente à Câmara, Juntas de Freguesia da Glória-Vera Cruz e Aradas, estiveram hoje em contactos com utentes e trabalhadores do Hospital Infante D. Pedro em Aveiro.

A CDU, no quadro da defesa dos serviços públicos, tudo tem feito, ao longo dos últimos anos, em defesa do Serviço Nacional de Saúde, em geral, e do Hospital e da rede de cuidados primários, em particular. No quadro do pacto de agressão assinado por PS, PSD e CDS com a troika, as políticas de austeridade aplicadas sem dó nem piedade ao longo dos últimos anos, colocaram o Centro Hospital do Baixo Vouga, que inclui o Hospital de Aveiro, à beira da ruptura. Por falta de pessoal, a regra tem sido o recurso ilegal a horas extraordinárias que nem sequer são pagas aos profissionais. Este recurso não tem evitado gravíssimas lacunas no preenchimento das escalas dos diversos serviços, com destaque para a medicina interna e das urgência que funcionam, em muitos casos, à margem da legalidade, sem quadros qualificados. Ainda devido aos cortes impostos pelo governo, diminuíu de forma drástica o pessoal de segurança do hospital, potenciando situações de enorme risco para utentes e profissionais

Num momento particularmente grave da vida do hospital, com  os profissionais à beira do esgotamento, a CDU manifesta o seu total apoio às muitas lutas em curso e reafirma a sua total disponibilidade para defender a qualidade do serviço e as condições de trabalho de todos quantos contribuem para a prestação de cuidados de saúde, sejam eles hospitalares ou primários.

Aveiro, 24 Setembro de 2013
A Coordenadora Concelhia da CDU

Para o topo