A Comissão Concelhia de Aveiro do Partido Comunista Português vem apresentar publicamente a sua preocupação e protesto, ante a situação de concentração dos serviços presenciais de três unidades de saúde (Nariz, Requeixo e Nossa Sr.ª de Fátima) em Nossa Sr.ª de Fátima.

A situação presente é altamente penalizadora para as populações daqueles territórios do Município de Aveiro, aumentando dificuldades já existentes no acesso aos cuidados de Saúde (com a devida atenção e acompanhamento clínico), num meio em que as acessibilidades já são reduzidas (nomeadamente pela quase ausência de transportes públicos), e sobre uma população maioritariamente envelhecida.

O PCP, não desconhecendo as dificuldades existentes, em virtude do contexto sanitário em torno do Covid-19, considera prioritário, também no combate a esta pandemia, a descentralização dos cuidados de Saúde e a valorização das Unidades de Saúde de Requeixo e Nariz. Isto é tanto mais urgente, considerando que esta é uma zona onde têm surgido vários casos de Covid-19. A situação presente agrava-se ainda mais, com a indefinição em torno de uma data de regresso daquelas unidades de saúde.

O PCP está solidário com as populações afectadas, e apela ao restabelecimento tão pronto quanto possível à situação anterior, já ela bastante fragilizada em condições materiais e humanas. O actual quadro sanitário, local, regional e nacional, confirma a necessidade de defesa e reforço do Serviço Nacional de Saúde, em todas as suas componentes, capacidades, condições e meios materiais e humanas, pela dignificação dos seus profissionais e melhor atenção a utentes.

Aveiro, 25 de Maio de 2020
Comissão Concelhia de Aveiro do PCP