Nota de imprensa da Comissão Concelhia de Castelo de Paiva do PCP

EM DEFESA DO PODER LOCAL DEMOCRÁTICO!

Os titulares dos órgãos autárquicos têm, eticamente e segundo a legislação em vigor, especiais deveres de bom senso e urbanidade no decurso e na condução das reuniões respectivas.

Ora, foi precisamente aquilo que não se passou na última reunião da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, desta feita realizada no Couto Mineiro, em que o seu Presidente, eleito nas listas do PS, de uma forma desabrida e insolente, não só tentou impedir um munícipe de intervir no período destinado ao público, como reagiu intempestivamente e de cabeça perdida às suas interpelações,

Na verdade, quando era questionado sobre assuntos de manifesto interesse regional e concelhio exibiu um comportamento pouco democrático e prepotente, dirigindo-se nomeadamente com termos insultuosos a membros do Movimento de defesa da Ponte Centenária de Pedorido, o que não se pode aceitar nem tolerar. Tal conduta, que só classifica quem a pratica, foi inclusive ali mesmo censurada e reprovada por vários membros deste órgão deliberativo.

Infelizmente, não é a primeira vez que o referido Presidente, durante as reuniões da Assembleia Municipal, tem condutas impróprias das funções que desempenha e do cargo que ocupa, a ponto do mal-estar que geralmente provoca no seio da sua própria "bancada".

A participação do público e dos munícipes durante as reuniões dos órgãos de poder local que sempre defendemos e incentivamos, em nenhum caso pode ficar condicionada ou limitada pela prepotência ou arbítrio de quaisquer dos seus titulares.

Seja em Castelo de Paiva ou noutro Concelho qualquer, há princípios e regras democráticas básicas que têm que ser respeitadas, e cujo exercício, pelos eleitos autárquicos, deve ser responsável e exemplar.

Ao denunciar e condenar tal atitude do Presidente da Assembleia Municipal paivense, o PCP chama a atenção para a gravidade dos factos ocorridos que não podem, em caso algum, voltar a repetir-se para o normal e bom funcionamento do Poder Local na nossa terra.

EM DEFESA DO PODER LOCAL DEMOCRÁTICO!

Castelo de Paiva, 2 de Outubro de 2014

Comissão Concelhia de Castelo de Paiva do PCP