DORAV

Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da Republica, acompanhada por dirigentes locais e regionais deste Partido, deslocou-se ao Concelho de Castelo de Paiva, na tarde de segunda–feira, para se inteirar em pormenor da dimensão da vaga de incêndios que atingiu também o seu território nos passados dias 15 e 16 de Outubro.

Neste périplo pelas zonas mais afectadas pelo fogo, quer em contacto com vários dos seus moradores, a delegação do PCP pode constatar o grau de devastação e destruição não só de habitações, unidades industriais e de uma parte significativa da sua mancha florestal, o que provoca as mais legitimas e profundas preocupações quanto à estabilidade futura e desenvolvimento sustentável do próprio Concelho, flagelado nos últimos anos, como é conhecido, por outras tragédias e encerramento sucessivo de grandes empresas.

Inaugurando uma jornada de duas semanas de acções de contacto com as populações em todos os concelhos onde passa a Linha do Vale do Vouga (Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda e Aveiro), o PCP marcou presença na estação de Espinho-Vouga para contacto com os utentes, contando com a presença da deputada na Assembleia da República, Diana Ferreira.

Depois de anos de intensa luta das populações e insistência do PCP na Assembleia da República, foi finalmente aprovado durante o mês de Setembro um projecto de resolução que consagra a defesa, reabilitação e modernização da Linha do Vale do Vouga!

Ao contrário de outros, que defendem uma compartimentação da Linha e a dependência de fundos europeus para a necessária intervenção, o projecto do PCP sublinha a necessidade que a Linha do Vale do Vouga seja reabilitada como um todo, ou seja, de Aveiro a Espinho (com interface com a Linha do Norte) e com nó em Sernada para garantir a ligação a Viseu.

A Direcção da Organização Regional de Aveiro (DORAV) do PCP reuniu no dia 4 de Outubro de 2017, analisando o actual quadro da situação política internacional, nacional e distrital, com particular ênfase no balanço das Eleições Autárquicas e projecção das tarefas futuras no que toca à intervenção do PCP e ao seu reforço orgânico.

1. A DORAV do PCP saúda de forma muito calorosa as centenas de homens, mulheres e jovens, militantes e não militantes do PCP e do PEV que, nos últimos meses, permitiram dar resposta às inúmeras tarefas que se colocaram ao Partido e à CDU. Fosse no quadro das eleições ou no âmbito da preparação, divulgação e concretização da Festa do Avante!, tudo o que se alcançou não seria possível sem a abnegada e desinteressada entrega deste importante colectivo.

2. Nestas Eleições Autárquicas a CDU apresentou-se e agora confirma-se como grande força de esquerda no Poder Local, ao lado das populações nas suas mais fundas aspirações de uma vida melhor. O resultado destas eleições, com perda de 2 mandatos em Assembleias de Freguesia e 5 em Assembleias Municipais, no cômputo geral do distrito de Aveiro, não é separável de uma linha de silenciamento, deturpação e até caricatura realizada por alguns órgãos de comunicação social, aliada ao aproveitamento político que algumas forças fizeram da sua posição de poder e à emergência do populismo e demagogia de várias forças políticas que agora se apresentavam – com o seu logótipo ou travestidos de independentes – como grandes paladinos da defesa das populações, quando nos últimos anos foram cúmplices (quando não obreiros) da perda de qualidade de vida decorrente da privatização da água e da recolha de resíduos, da ausência de uma política de transportes públicos adequada às necessidades, da promoção das desigualdades sociais, entre outros.

1. A Festa do Avante! 2017 realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de Setembro. Maior evento político-cultural do País, a festa que recebe do órgão central do PCP o seu nome, conta mais uma vez com um vastíssimo programa: mais de 200 espectáculos de múscia, teatro e cinema, dezenas de debates, provas desportivas e um inúmero lote de experiências de gastronomia, enologia e artesanato para dar conhecer aos seus visitantes.

2. Prova da diferença dos comunistas face a quaisquer outras formações partidárias do espectro nacional, a Festa do Avante, é construída por milhares de homens, mulheres e jovens que, pagando o seu próprio ingresso (a Entrada Permanente – EP), asseguram de forma voluntária os três dias de funcionamento deste evento único no nosso País.

3. Muito mais do que um mero “festival de Verão”, a Festa do Avante é marcada pelos valores da amizade, da cooperação, da vontade da transformação da sociedade portuguesa e a construção de um mundo melhor. Como não podia deixar de ser, a Festa do Avante contará novamente com a presença de mais de uma centena de delegados internacionais de outros países dos quatro cantos do Globo.

O Partido Comunista Português entregou hoje na Assembleia Municipal de Aveiro, proposta de Moção sobre a situação na Portugal Telecom e Grupo Altice, a ser discutida e votada na sua próxima Sessão.

Face à importância da empresa, da sua relevância no Concelho, e, especialmente, pela grave situação em que se encontram os seus trabalhadores, o PCP propõe que a Assembleia se solidarize com os trabalhadores e contra a grave situação laboral na empresa (despedimentos e agravamento da precariedade) e, ainda, que recomende ao Governo o regresso da PT ao controlo publico.

Aveiro, 2 de Agosto de 2017
O Gabinete de imprensa da DORAV do PCP

Decorreu hoje uma iniciativa de luta dos trabalhadores da PT/MEO/Altice, que no seguimento de um plenário, se concentraram à porta das instalações da empresa, em Aveiro.

Nesta acção dezenas de trabalhadores mobilizaram-se para apelar à administração da empresa que interrompa o já conhecido processo de despedimento e precarização das condições laborais de centenas de trabalhadores.

Em solidariedade com os trabalhadores em luta estiveram presentes Miguel Viegas, deputado do PCP ao Parlamento Europeu, e Filipe Guerra, deputado do PCP na Assembleia Municipal de Aveiro, que integraram a delegação dos comunistas esta manhã.

Teve hoje lugar em Vilarinho do Bairro (concelho de Anadia) um protesto de algumas dezenas de produtores de batata em torno da situação particularmente grave deste sector.

Apesar de Portugal produzir menos de metade do que precisa para as necessidades alimentares do País, os produtores de batata (particularmente, os detentores de pequenas e médias explorações) encontram-se, uma vez mais, a braços com uma crise gravíssima para escoar a preços justos a sua produção.

A ausência de quaisquer entraves a importação, por um lado, e a completa lei da selva instituída pelas grandes superfícies, que impõem preços ruinosos junto dos produtores, por outro, são factores determinantes para esta situação.

A Direcção da Organização Regional de Aveiro (DORAV) reuniu a 30 de Junho, tendo analisado os eixos fundamentais da situação política e social, nacional e regional, e traçado linhas para o desenvolvimento da luta de massas e o reforço do PCP no curto e médio prazos. Foi dada especial atenção às Eleições Autárquicas e preparação da Festa do Avante!.

A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos (BE/LP) é uma lagoa costeira de média dimensão, que comunica com o Atlântico através de um canal aberto e fechado por acção da natureza ou do homem, tendo como afluentes a Ribeira de Rio-Maior (a norte) e a Vala de Maceda (a sul).

Este sítio tem relevância ornitológica e florística, devido à presença do endemismo ibérico "Jasione lusitanica", e até piscícola devido à ocorrência de lampreia-de-riacho, não sendo por acaso que está integrado na Rede Natura 2000, pois é classificado como Sítio de Importância Comunitária (SIC), comprovando não só a sua importância, mas sobretudo atribuindo muita responsabilidade à sua conservação ambiental.

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve hoje em Arouca a participar numa debate na Escola Secundaria local. Este debate insere-se numa semana temática promovida pelo Agrupamento de Escolas de Arouca intitulada "Semana da Europa", que pretende promover o debate e aprofundar o conhecimento dos jovens sobre a União Europeia.

Num debate animado, com cerca de uma centena de alunos, foram colocadas diversas questões ao deputado do PCP em temas tão diversos como o euro, os refugiados, o alargamento ou as políticas de juventude na UE. Pela parte de Miguel Viegas, a crise da UE é hoje indisfarçável, constituindo o BREXIT um dos seus sinais mais evidentes. Neste sentido, a leitura do livro Branco da Comissão Europeia, com os seus cinco cenários alternativos constitui uma leitura obrigatória que ajuda a perceber o impasse hoje vivido na UE e a formular uma opinião reflectida e crítica dos jovens portugueses sobre o futuro da Europa.