Reunião com Administração do CHBVA actividade de acompanhamento parlamentar do PCP prossegue em torno dos problemas que o Serviço Nacional de Saúde e as populações enfrentam com as políticas de direita. Foi neste contexto que se inseriu a visita trabalho de ontem da deputada Paula Baptista do GP do PCP que se reuniu com a Administração do CHBV ao fim da manhã e com a Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde de Aveiro, ao início da tarde.

Da reunião com a Administração do Centro Hospitalar pode concluir-se a importância que tem a organização e a luta dos profissionais cujo papel é determinante e insubstituível a todos os níveis da organização do sistema de saúde. A esta luz se compreende como, ao falhanço da subcontratação de prestadores externos (outsourcing), a administração se manifesta agora preocupada em assegurar a constituição de equipas estáveis que garantam elevados níveis de qualidade e segurança nos serviços que prestam. Persiste, no entanto, uma filosofia que, a pretexto da excelência, se permite espalhar valências médicas por diversas unidades hospitalares, como princípio organizativo e não como um recurso pontual nos casos que exijam um nível de especialização mais exigente.

Reunião com Comissão de UtentesA Comissão de Utentes, por sua vez, enumerou um conjunto de problemas visíveis que confirmam que uma política de saúde baseada em alegados critérios de sustentabilidade não serve às populações. Aliás, uma política manifestamente de costas voltadas para as populações que serve, apenas pode conduzir ao distanciamento e descrédito do serviço que presta.

Para o topo