1. A Festa do Avante! 2017 realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de Setembro. Maior evento político-cultural do País, a festa que recebe do órgão central do PCP o seu nome, conta mais uma vez com um vastíssimo programa: mais de 200 espectáculos de múscia, teatro e cinema, dezenas de debates, provas desportivas e um inúmero lote de experiências de gastronomia, enologia e artesanato para dar conhecer aos seus visitantes.

2. Prova da diferença dos comunistas face a quaisquer outras formações partidárias do espectro nacional, a Festa do Avante, é construída por milhares de homens, mulheres e jovens que, pagando o seu próprio ingresso (a Entrada Permanente – EP), asseguram de forma voluntária os três dias de funcionamento deste evento único no nosso País.

3. Muito mais do que um mero “festival de Verão”, a Festa do Avante é marcada pelos valores da amizade, da cooperação, da vontade da transformação da sociedade portuguesa e a construção de um mundo melhor. Como não podia deixar de ser, a Festa do Avante contará novamente com a presença de mais de uma centena de delegados internacionais de outros países dos quatro cantos do Globo.

4. No ano em que se cumprem 100 anos da Revolução de Outubro, a Festa do Avante dará expressão de massas ao mote do PCP “Socialismo – exigência da actualidade e do futuro!”, demonstrando a superioridade do socialismo enquanto forma de organização económica, social e política. Muito mais do que uma viagem nostálgica ao passado, a Festa do Avante dará relevo ao indelével contributo dado pela Revolução de Outubro no avanço das condições de vida, não apenas dos trabalhadores da Rússia (mais tarde URSS), mas de todo o mundo, provando que – pese embora algumas limitações e erros que se lhe possam apontar – a experiência de construção do socialismo se mantém como firme exemplo para animar a luta dos trabalhadores, por uma vida melhor, de emancipação e realização individual e colectiva.

5. A Festa do Avante dará igualmente expressão ao trabalho desenvolvido pelos eleitos do PCP que, no quadro da CDU, em maioria ou minoria, desenvolvem um trabalho ímpar na luta pelos direitos das populações. Em ano de Eleições Autárquicas, o PCP sublinha a importância de dar mais força à CDU, quer pelo impacto em cada freguesia e concelho (bem visível nos concelhos de maioria CDU!), quer pela importância que isso tem no quadro da actual situação nacional.

6. A participação do distrito de Aveiro será feita por milhares de visitantes que, quer de forma colectiva, quer de forma individual, se deslocarão à Quinta da Atalaia no início de Setembro. Sinal de que a Festa do Avante continua a crescer é o aumento do número de excursões do distrito de Aveiro, passando a 6, a que se somam os que viajam no Comboio da Festa, organizado pela JCP.

7. O espaço de Aveiro na Festa será dedicado ao sector cerâmico, com uma reprodução de uma fábrica deste sector enquanto elemento decorativo. No que toca à gastronomia, marcarão presença os já tradicionais espumantes da Bairrada, bem como o leitão, a que se juntam os doces da Região de Aveiro, designadamente os Ovos Moles de Aveiro e, como novidade, este ano a “tripa” de Aveiro.

8. No que toca ao plano cultural, salienta-se a participação de grupos oriundos do Distrito, designadamente o Orfeão de Vagos e o Cancioneiro de Ovar, que actuarão no Palco Arraial, e os Junky Birds, de Aveiro, que actuarão no Palco Novos Valores.

9. A DORAV do PCP convida todos os habitantes do Distrito de Aveiro a tomar parte nesta grandiosa iniciativa, confiando que será uma experiência única e irrepetível, sem paralelo com qualquer outra que possam encontrar no nosso País!

Aveiro, 29 de Agosto de 2017

Partilhar

Para o topo