Uma delegação do PCP esteve presente na concentração de agricultores promovida pela CNA (Confederação Nacional de Agricultura) e UABDA (União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro) na inauguração da Agrovouga, em Aveiro. A concentração foi precedida de uma marcha lenta de tractores desde Válega, Ovar, a Aveiro, em defesa da produção e pela concretização do Estatuto da Agricultura Familiar.

Entre as reivindicações dos agricultores, a questão de um preço justo à produção foi uma das mais reclamadas, a par de mais "quota" leiteira sem penalizações. Os preços pagos ao produtor, de tão baixos, tornam inviável a continuidade da actividade, empurrando para a falência muitos milhares de agricultores e produtores.

Do Governo exige-se medidas concretas de apoio a pequenos e médios agricultores e que finalmente se concretize o Estatuto da Agricultura Familiar, aprovado na anterior legislatura, com a necessária dotação em Orçamento do Estado.

O PCP irá continuar a intervir na defesa do mundo rural, da pequena e média agricultura, na valorização da produção nacional e dos mercados locais e de proximidade.

Aveiro, 20 de Outubro de 2019