Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • «A resposta à crise económica só é possível com a valorização do trabalho e dos trabalhadores»

    Em primeiro lugar nós temos como princípio que os direitos defendem-se exercendo-se, nomeadamente o direito de manifestação que aqui está a ser exercitado pela CGTP, por estes milhares de trabalhadores e por isso mesmo é que tem um significado primeiro.

  • «Para o PCP, a Comissão de Inquérito não deverá servir para atirar areia para os olhos dos portugueses.»

    Senhor Presidente
    Senhores deputados,

    Discutimos hoje várias iniciativas para a constituição de uma Comissão de Inquérito sobre as perdas do Novo Banco, imputadas ao Fundo de Resolução, ou seja, a todos os portugueses.

    O PCP não criará nenhum obstáculo à criação desta comissão de inquérito, e participaremos nos seus trabalhos, como sempre, para que sejam apurados os factos e as responsabilidades políticas.

    Posto isto, não podemos deixar de dizer que, para o PCP, a Comissão de Inquérito não deverá servir para atirar areia para os olhos dos portugueses.

  • Defender os Direitos. Aumentar os Salários

    Esta sessão pública «Defender os Direitos. Aumentar os Salários», inserida na iniciativa política e na acção geral de contacto com os trabalhadores que o PCP está a desenvolver, trata de aspectos essenciais e com uma grande actualidade.

    Os trabalhadores são atingidos na sua vida por sérios problemas que vinham de trás, mas que foram agravados com os efeitos da epidemia e o seu aproveitamento pelo grande patronato para aumentar a exploração.

  • A recuperação do país não é possível com a degradação da vida dos trabalhadores

    Senhor Presidente,
    Senhor Primeiro-Ministro,

    A epidemia veio tornar ainda mais visíveis os problemas estruturais do País e acrescentou novos desafios que precisam de resposta. Não é possível ir ao encontro das necessidades dos trabalhadores, do Povo e do País, sem uma ruptura com a política que nos colocou nesta situação.

  • Aplicação imediata do suplemento de insalubridade, penosidade e risco!

    O Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco não constitui nenhum privilégio mas sim um direito dos trabalhadores, um forte contributo para a dignificação do trabalho e uma justa compensação pelo conteúdo e natureza das funções exercidas.

    Nestes tempos de pandemia fica mais claro o valor de alguns serviços públicos, a sua importância e o risco que algumas profissões têm para que possamos viver com o mínimo de normalidade e qualidade.

  • Sobre a reunião do Comité Central do PCP

    O Comité Central do PCP analisou os recentes desenvolvimentos da situação internacional e nacional e tomou decisões relativas à continuação dos trabalhos de preparação do XXI Congresso do PCP.

Para o topo