Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • Intervenção firme, coerente e determinada para a valorização do trabalho e dos trabalhadores

[Excerto]

Tem sido para contrariar a realidade social e laboral em degradação sistemática e para repor direitos e rendimentos injustamente usurpados que o PCP tem vindo a apresentar um conjunto de iniciativas na Assembleia da República com propostas muito concretas visando a revogação das normas gravosas da legislação laboral, do Código do Trabalho e da legislação laboral da Administração Pública, penalizadoras dos trabalhadores e dos seus direitos e salários.

• IX Assembleia de Organização Regional de Évora

Camaradas:

As mais fraternas saudações a todos os delegados e convidados presentes na IX Assembleia da Organização Regional de Évora do PCP.

Mais quatro ou cinco meses e entraremos no derradeiro ano da actual legislatura. Sabemos como o tempo corre veloz e quão importante é termos este Partido, necessário e indispensável à defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País, decidido, determinado e confiante, capaz de levar a bom porto os múltiplos e complexos combates que temos pela frente.

• Preços dos combustíveis: a demagogia de CDS e PSD e as responsabilidades que partilham com o PS no seu agravamento

1- A actual situação no preço dos combustíveis – gasóleo, gasolina, GPL, Gás Natural – em Portugal, é inseparável da política que manteve em níveis elevados a dependência e o défice energético do País, que privatizou empresas estratégicas como a GALP, a EDP ou a REN, que liberalizou os preços, que submeteu as políticas energética e de transportes aos interesses dos monopólios, que agravou a carga fiscal sobre os produtos energéticos de diverso tipo.

• Posição Política sobre a provocação da morte antecipada

1. O debate sobre a introdução legal da possibilidade da provocação da morte antecipada não corresponde à discussão sobre hipotéticas opções ou considerações individuais de cada um perante as circunstâncias da sua própria morte. É, sim, uma discussão de opções políticas de reforçada complexidade e com profundas implicações sociais, comportamentais e éticas.

• «É necessário fazer concursos públicos e integrar os trabalhadores nos quadros»

Na intervenção durante o debate quinzenal realizado na Assembleia da República, Jerónimo de Sousa abordou a valorização das longas carreiras contributivas e combate à precariedade laboral na administração pública (aqui) reforçando a necessidade e urgência de abrir os concursos para a vinculação e integração permanente dos trabalhadores; abordou ainda as politicas para o interior e os problemas que este atravessa e a coesão territorial (aqui).

• PCP saúda vitória bolivariana nas eleições presidenciais venezuelanas

As eleições presidenciais na Venezuela, em que participaram mais de 8 milhões de cidadãos, constituíram uma importante jornada democrática cujos resultados traduzem um significativo apoio popular ao processo bolivariano, tão mais significativo quando expresso num difícil contexto de tentativa de condicionamento da livre expressão do povo venezuelano e de manobras golpistas de boicote eleitoral em que se enquadraram os pré-anúncios de não reconhecimento das eleições por parte da Administração norte-americana e da União Europeia.