Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • Convívio Regional de Verão da CDU

    Quero saudar-vos a todos e saudar todos aqueles que connosco estão neste projecto democrático e unitário da CDU.

    A todos aqueles que fazem da nossa Coligação, com o seu empenhado trabalho, um espaço privilegiado de realização ao serviço das populações do nosso País.

    Concluiu-se há dias o processo de candidaturas às eleições autárquicas que terão lugar dentro de semanas, no próximo dia 1 de Outubro!

  • Sobre os dados do PIB do 2º trimestre de 2017

    Em declarações à imprensa sobre os dados, hoje divulgados pelo INE, que indicam um aumento homólogo do PIB em 2,8 no 2º trimestre de 2017, Vasco Cardoso sublinhou dois aspectos sobre os quais o PCP tem destacado.

    Um primeiro, confirma-se que não é cortando nos salários, reformas, pensões, serviços públicos e no investimento público, como vinha acontecendo com sucessivos governos (com particular incidência com o governo PSD-CDS), que a economia pode crescer e o País avançar.

  • É imperioso reverter a fusão da REFER com a Estradas de Portugal

    1. Em Junho de 2017 completaram-se dois anos da entrada em funcionamento da Infraestruturas de Portugal – IP, que resultou da fusão da REFER com a Estradas de Portugal. O tempo veio confirmar as objecções e alertas do PCP quando se opôs a mais uma das criminosas medidas do Governo PSD/CDS. É tempo de reverter a fusão destas duas empresas, libertando-as dos constrangimentos impostos pelas Parcerias Público Privadas, avançando com os necessários investimentos nas infraestruturas ferroviárias e rodoviárias a partir das necessidades específicas que se colocam a cada uma.

  • Aumento extraordinário das pensões de reforma

    A partir de 1 de Agosto, está garantida aos reformados e pensionistas, cujo montante global das pensões seja igual ou inferior a 631,98 Euros, uma actualização extraordinária das suas pensões. A actualização extraordinária que se regista agora, corresponderá a um montante que, somado ao valor da actualização de 0,5% que se verificou em Janeiro, atingirá os 6 euros ou os 10 euros.

    A situação dos reformados, pensionistas e idosos tem sido determinada pelas consequências do ataque às funções sociais do Estado que, ao longo de décadas, conduziu a uma brutal redução dos seus rendimentos.

  • É fundamental garantir que o carácter público da CARRIS é salvaguardado

    Através de João Ferreira, o PCP criticou a não promulgação pelo Presidente da República do decreto que garante o carácter público do serviço público de transporte colectivo de superfície de passageiros em Lisboa.

  • Defender a paz, a cooperação e o desenvolvimento

    Os dias 6 e 9 de Agosto de 1945, datas em que os EUA lançaram a bomba atómica sobre Hiroshima e Nagazaki, provocando a morte e os mais horríveis sofrimentos de centenas de milhar de seres humanos fazendo desaparecer estas duas cidades japonesas, passaram à História como símbolo de um crime monstruoso que não deverá cair no esquecimento.


Para o topo