Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • PCP apresenta propostas de alteração ao Decreto-Lei de contagem do tempo de serviço dos professores

    Em conferência de imprensa, realizada esta amanhã, o PCP deu a conhecer quais são as proposta de alteração que vai entregar na Assembleia da República relativas ao Decreto-Lei n.º 36/2019, de 15 de março, que “mitiga os efeitos do congelamento ocorrido entre 2011 e 2017 na carreira docente”.

  • Sobre os trabalhos da «Comissão Eventual para a Transparência»

    O PCP sempre lutou pelo rigor e exigência relativamente às condições de exercício de funções públicas, incluindo as obrigações declarativas de rendimentos, património e interesses, a respectiva fiscalização e a responsabilização pelo incumprimento dessas obrigações.

  • Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro

    Intervenção de Jerónimo de Sousa no debate quinzenal com o Primeiro-Ministro

  • Almoço comemorativo do 98.º Aniversário do PCP

    As nossas mais fraternas saudações a todos!

    Aqui estamos a celebrar os noventa e oito anos da criação do nosso Partido Comunista Português. São noventa e oito anos de ininterrupto combate e de uma dedicação sem limites à causa emancipadora da classe operária e dos trabalhadores, do nosso povo. Este Partido que nasceu do movimento operário português, em 1921, e sob o efeito galvanizador da Revolução Socialista de Outubro de 1917 para encetar uma nova etapa do movimento operário em Portugal e da luta pela construção de uma sociedade liberta da exploração do homem por outro homem.

  • Apresentação dos Candidatos da CDU às Eleições do Parlamento Europeu

    Camaradas e amigos,

    Está apresentada a lista de candidatos da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, de 26 de Maio.

    Mulheres e homens comprometidos com as causas do progresso e da justiça social, da liberdade e da democracia, da soberania e da independência nacionais, da defesa da natureza, da cultura, da paz e da cooperação. Gente que assume, enriquece e projecta na sua acção o património de valores, de intervenção e luta da CDU, em defesa do povo e do país.

  • Acesso a pensões e reformas sem penalizações

    Intervenção inicial de Diana Ferreira na discussão em plenário dos quatros projectos de Lei do PCP que propõe a eliminação da aplicação do factor de sustentabilidade às pensões por desemprego involuntário de longa duração e prevê a revisão dos regimes e medidas especiais de antecipação da idade de acesso à pensão de velhice; Revoga o factor de sustentabilidade e repõe a idade legal de reforma aos 65 anos; Eliminação de penalizações a trabalhadores que já tenham acedido à pensão antecipada; Valoriza as longas carreiras contributivas, garantindo o acesso à pensão sem penalizações e independentemente da idade, aos trabalhadores que completem 40 anos de descontos.


Para o topo