Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • Sobre as conclusões do Conselho Europeu

    O Conselho Europeu reafirmou um conjunto de orientações que são prejudiciais para Portugal, para os interesses dos trabalhadores e do povo português e dos demais povos da Europa.

    1 - A denominada “Cimeira do Euro” insiste no aprofundamento da União Económica e Monetária, a pretexto do qual se procura constrangimentos e imposições que limitam a soberania nacional e a possibilidade da afirmação de projectos de desenvolvimento soberano assentes no progresso social.

  • PCP propõe fim da concessão da Fertagus e integração do serviço na CP

    Intervenção de Bruno Dias na discussão do projecto do PCP que visa o fim da concessão da Fertagus e a integração do serviço ferroviário Lisboa/Setúbal na CP.

  • PCP promoveu Jornada de trabalho nas áreas afectadas pelos incêndios de Outubro de 2017

    Na declaração política proferida por João Dias, o PCP reafirmou que "é necessária uma intervenção do Governo que responda à dupla perda, a dos incêndios e a perda, pós incêndios, de árvores sãs. Para o PCP, o governo não está a responder aos problemas da floresta portuguesa. E o pior é que como o governo está convencido de que está no caminho certo, tarde ou nunca tomará o rumo… e o resultado? O resultado é o que se conhece de a cada ano que passa o desastre e a catástrofe acontecem! Como já aconteceu este ano em Monchique."

  • Avançar, sim! Andar para trás, não!

    Começando por saudar calorosamente a vossa presença e, em vós, o laborioso povo do Porto, cumpre-me agradecer, no final desta nossa Sessão Pública inserida na Campanha “Valorizar os Trabalhadores, mais força ao PCP”, o conjunto de contribuições, vindas de diversos sectores, que nos trouxeram o sentir, a experiência e o exemplo dos problemas e da luta de milhares de trabalhadores da hotelaria, dos professores, da indústria, do sector do Táxi, e dos trabalhadores com vínculo precário da Administração Pública, das amas da Segurança Social.

  • PCP solidário com as populações atingidas pela tempestade de 13 de Outubro

    O PCP manifesta a sua solidariedade com as populações afectadas, face à dimensão dos prejuízos, particularmente em explorações agrícolas, em edifícios e infraestruturas, mas também aos impactos sociais que eles colocam.

    À pronta resposta das autoridades e da Protecção Civil aos múltiplos problemas entretanto surgidos, tem de seguir-se agora o rápido levantamento dos prejuízos, e a definição das linhas de apoio necessárias ao célere restabelecimento de serviços públicos e sociais, de elementos fundamentais ao funcionamento colectivo, ou de estruturas produtivas.

  • Sobre a Proposta de Orçamento do Estado para 2019

    1. A Proposta de Orçamento do Estado para 2019 hoje entregue pelo Governo suscita duas observações gerais:

    - a primeira, para assinalar que esta proposta incorpora um conjunto de medidas de sentido positivo que correspondem a novos avanços e progressos na reposição e conquista de direitos, em resultado da contribuição e intervenção do PCP no exame comum e da luta dos trabalhadores;


Para o topo