Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • IX Assembleia da Organização Regional do Algarve

Uma forte e fraterna saudação a todos os delegados e convidados presentes nesta IX Assembleia, fazendo votos para que, a partir das conclusões que aqui assumis, da nova Direcção que foi eleita e da força e confiança que resultam deste importante momento para a vida e para a intervenção do Partido na região do Algarve, possam continuar a intensificar a luta dos trabalhadores e das populações algarvias, por uma vida melhor, por uma região e um Portugal com futuro.

• Sobre a luta em desenvolvimento pelos direitos dos trabalhadores

Texto integral da resposta enviada ao «Expresso» subscrita por Francisco Lopes, membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central. A utilização parcial por parte deste semanário do conjunto da avaliação do PCP às lutas em curso, às suas razões, objectivos, dinâmicas e formas de luta suscita que com vantagem o seu conteúdo seja integralmente conhecido.

• Governo decide entregar a Unidade de Manutenção e Reparação de Vagões da EMEF à multinacional Suíça MSC

Foi esta semana formalmente comunicado aos trabalhadores que o Governo decidiu da venda da unidade de negócio de manutenção de vagões da EMEF que opera nos parques oficinais localizados no Entroncamento.

Essa venda, efectuada por via de um ACE (Acordo Complementar de Empresas) constituído entre a Medway e a EMEF, e detido a 51% pela Medway, representa na prática a privatização desta unidade de negócios e a sua entrega a uma empresa detida pela multinacional Suíça MSC.

• Sobre o Conselho Europeu de 13 e 14 de Dezembro

Não deixando de confirmar impasses e contradições que marcam a actual situação de profunda e arrastada crise da União Europeia, as discussões tidas, as decisões tomadas e os caminhos apontados pelo Conselho Europeu inscrevem-se no aprofundamento do neoliberalismo, do militarismo e do federalismo da UE e são contrários aos interesses dos trabalhadores, do povo e do País, e dos demais povos da Europa.

• O PCP tem sido o verdadeiro e mais consequente aliado na defesa do direito a uma reforma e uma pensão dignas

Uma saudação calorosa a todos os presentes e, por vosso intermédio, uma saudação também a todos os reformados e pensionistas do distrito de Évora.

Todos os reformados e pensionistas da Caixa Geral de Aposentações e do Sistema Público de Segurança Social acabaram de receber depois de vários anos, o Subsídio de Natal por inteiro, tal como já o receberam todos os trabalhadores.

• Acção de contacto com a população «Direitos, desenvolvimento, soberania»

Realizamos hoje e amanhã uma jornada de contacto com os trabalhadores e o povo dedicada à valorização da intervenção do PCP no Parlamento Europeu e à afirmação da política patriótica e de esquerda que o PCP propõe ao povo português. Política que tem como um dos seus eixos centrais a defesa e afirmação da soberania e do interesse nacional como elemento central para um futuro de progresso social e desenvolvimento soberano do País.