Álvaro Cunhal no Comício da Festa do Avante de 1990No próximo dia 10 de Novembro faz 100 anos que nasceu Álvaro Cunhal. As comemorações do Centenário do seu nascimento estão a decorrer por todo o país, sob o lema «Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro».

Álvaro Cunhal filiou-se no Partido Comunista Português em 1931, com 17 anos de idade, foi seu Secretário-geral de 1961 a 1992, função que lhe permitiu desempenhar um papel decisivo na definição e concretização das orientações que transformaram o PCP num grande Partido nacional, vanguarda da luta antifascista e pelo triunfo da Revolução de Abril.

Álvaro Cunhal, tal como muitos dos seus camaradas de partido, demonstrou ter não só uma inquebrantável e sólida convicção ideológica como, também, uma comprovada coragem física.

Isso é facilmente verificável porque, tendo sido preso pelo regime fascista em 1937, 1940, e, de novo, em 1949, onde permaneceu preso 11 anos seguidos, dos quais 8 em completo isolamento, e passado por provas terríveis, nunca desistiu de lutar.

Por outro lado, Álvaro Cunhal / Manuel Tiago, produziu uma impressionante obra literária e teórica, sendo considerado o maior pensador político de Portugal do século XX, bem como o dirigente comunista, em todo o mundo,que mais fecunda e extensa obraproduziudepois de Lenine.

Álvaro Cunhal podia ter sido muita coisa na vida, mas escolheu ser comunista, um lutador a tempo inteiro pela causa da liberdade e da democracia, pelos direitos dos trabalhadores, recusando sempre vantagens e/ou privilégios pessoais.

Morreu em 13 de Junho de 2005 e o seu funeral foi no dia 15 de Junho, com a participação de centenas de milhares de pessoas.

O país vive uma situação gravíssima, cuja dimensão não era expectável para a maioria dos portugueses, até há bem pouco tempo atrás.

Continuar a luta com convicção, confiança, empenho e coragem pela demissão do governo, por eleições antecipadas e por uma nova política patriótica e de esquerda, é o caminho a prosseguir e a mais significativa das formas de comemorar o centenário de Álvaro Cunhal, homem superior em qualquer parte do mundo!

Outubro/013.

Comissão Concelhia de Espinho-PCP