Na mesa, da esquerda para a direita, Rui Mota, Óscar Oliveira e Joana AlvesNo âmbito das Comemorações do 90º Aniversário do PCP, a Comissão Concelhia de Oliveira de Azeméis, promoveu no dia 18 de Março, na Estalagem S. Miguel, no Parque La Salette, uma Sessão Publica de apresentação do III Tomo das “ Obras Escolhidas” de Álvaro Cunhal, que contou com a participação de Rui Mota das Edições Avante.

 

No mesmo espaço esteve ainda patente uma exposição composta por 13 painéis que retrata, com diversas fotos e mensagem, o percurso dos 90 anos da intensa actividade do PCP.

Das várias intervenções durante a iniciativa, destacamos Joana Alves, da Comissão Concelhia de Oliveira de Azeméis, que referenciou o papel destacado que Álvaro Cunhal teve na luta e organização das Juventudes Comunistas, entre outros aspectos. Rui Mota, por seu lado, destacou a Obra em debate, que foi publicada pelas Edições Avante em Novembro de 2010, salientando diversos textos valiosíssimos de que emerge o “ Rumo à Vitoria” que marcou na década de 60 uma importante analise Marxista - Leninista e de leitura essencial, como elemento de conhecimento da história e da luta do PCP.

Desta obra de Álvaro Cunhal resultou a orientação prosseguida pelos comunistas portugueses, os trabalhadores e o povo na luta que conduziu ao derrubamento do fascismo, mas ela é simultaneamente um elemento de capital importância para a compreensão do actual momento e do papel imprescindível do PCP na luta contra a exploração e a opressão e por uma nova sociedade – apontando o socialismo como possibilidade real e mais sólida perspectiva de evolução da humanidade, rumo ao Comunismo.

Para o topo