Oliveira do Bairro

Na última Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, realizada a 8 de Novembro, foi aprovado um pacote de impostos municipais que os contribuintes deste concelho irão pagar em 2014. A taxa de IMI desceu de 0,375 % para apenas 0,35 %, e a Derrama que incide sobre o lucro das empresas desceu de 1,4 % para somente 1,3 %, mantendo-se a taxa máxima legal de participação de 5 % no IRS dos contribuintes com domicílio fiscal neste concelho, e mantendo-se também inalterada no máximo legal de 0,25 % a TMDP - Taxa Municipal de Direitos de Passagem.

logotipo CDUTeve lugar no dia 25 de Outubro uma reunião dos membros das listas da CDU pelo concelho de Oliveira do Bairro, para analisar os resultados das eleições autárquicas e definir linhas de acção para o futuro, da qual resultaram as seguintes conclusões:

A CDU atingiu o melhor resultado global de sempre no concelho de Oliveira do Bairro, obtendo 318 votos para a Câmara Municipal (aumento de 1,22% para 2,93% relativamente a 2009), 411 votos para a Assembleia Municipal (aumento de 1,80% para 3,78% relativamente a 2009), e reforçando consideravelmente a votação para as Assembleias e União de Freguesias. Estes resultados, além de reforçarem a CDU no concelho, contribuíram, também, para a importante vitória da CDU a nível nacional, criando melhores condições para a continuação da luta dos trabalhadores, dos agricultores, dos jovens, dos reformados e de todos aqueles que estão a ser duramente lesados pelo Governo PSD/CDS ao serviço dos interesses do capital financeiro.

A CDU apresentou listas de candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro e às Assembleias da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, e das Freguesias de Oiã e de Oliveira do Bairro, as quais integram 52 candidatos, dos 44% são mulheres.

A CDU tem provas dadas de ter uma intervenção distintiva na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, na representação dos interesses das populações, na coerência e firmeza em defesa do caráter público de serviços fundamentais como os da saúde, da água, dos correios, dos transportes e de muitos outros. São disso exemplo a intervenção do saudoso Dr. Fernando Peixinho na Assembleia Municipal e a ação dos ativistas da CDU no dia-a-dia contra a privatização da água e a liquidação de freguesias, na dinamização de movimentos de utentes da Saúde, na defesa da lavoura, de serviços de correios, entre muitos outros.

Fernando Pereira Picanço, cabeca-de-lista da CDU por OiãFernando Pereira Picanço, 50 anos e residente em Oiã. Controlador de tráfego ferroviário. Tem o 12º ano e frequência universitária em Tecnologias da Informação. É membro da Direção Regional de Coimbra e da Assembleia Geral do Sindicato Nacional de Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) e fez parte da sua Comissão Executiva. Foi colaborador nas camadas jovens de futebol da Associação Desportiva de Oiã e membro da Associação de Pais dos Escuteiros de Oiã.

A candidatura da CDU à Assembleia de Freguesia de Oiã tem por objetivo prioritário intervir para que as políticas locais venham a ser o mais possível orientadas por um verdadeiro conceito de desenvolvimento da freguesia, nas suas vertentes económica, social, cultural e ambiental.

Neste sentido, o reforço da votação da CDU para que pela primeira vez passe a estar representada na Assembleia de Freguesia, é um objetivo possível e essencial para o pluralismo e a democracia deste órgão de Poder Local, e será, sobretudo, um desafio inovador, decorrente da ação baseada em valores sociais, culturais e ambientais progressistas, dos eleitos da CDU.

Em breve a CDU apresentará a lista de candidatos à Assembleia de Freguesia de Oiã, bem como o seu programa eleitoral.

Oiã, 23 de Junho de 2013

CDU – Coligação Democrática Unitária

Artur Pereira Ramísio encabeça a lista à Câmara MunicipalCâmara Municipal
Artur Pereira Ramísio, 58 anos, natural e residente em Oiã. Docente do ensino secundário e do ensino superior politécnico. É licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação, mestre em Gestão Pública, ensino de TIC e ensino de Informática, pós-graduado em Especialização em Ensino e doutorando em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Universidade Aberta e Instituto de Estudos Superiores de Fafe. Foi dirigente estudantil e associativo e integrou o Conselho Municipal de Segurança de Oliveira do Bairro. Faz parte da Direção Distrital de Aveiro do Sindicato dos Professores da Região Centro. É membro da Comissão Concelhia de Oliveira do Bairro e da DORAV do PCP.

José Rui Leite da Trindade Soares encabeça a lista à Assembleia MunicipalAssembleia Municipal
José Rui Leite da Trindade Soares, 57 anos, natural de Santo Ildefonso e residente em Oliveira do Bairro. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1979. Médico de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro desde 1983.

Confiança na CDU

João Sousa mandatário da CDU em Oliveira do BairroMandatário concelhio da CDU
João Silva e Sousa, 63 anos. Residente no Troviscal. Agricultor. Presidente do Conselho Fiscal da Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA). Porta-voz do Grupo de Utentes do Serviço de Saúde do Troviscal. Integra o Conselho Municipal de Segurança de Oliveira do Bairro. Membro da Comissão Concelhia de Oliveira do Bairro do PCP.

Autarquias 2013

Eleições autárquicas: momento de balanço e de tomada de decisão sobre o futuro

A preparação das próximas eleições autárquicas é uma altura adequada para refletir sobre o concelho, para fazer um balanço crítico do que foi feito e para perspetivar as prioridades a dar na gestão dos recursos, bem como sobre a forma de as concretizar.

Ilda Figueiredo e Miguel ViegasA convite da Comissão de Utentes de Serviços de Saúde, estiveram hoje à tarde no Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro, Ilda Figueiredo, deputada da CDU no Parlamento Europeu, e Miguel Viegas, cabeça de lista da CDU às próximas eleições legislativas de 27 de Setembro. Participaram igualmente nesta iniciativa Artur Ramísio e João Sousa, candidatos respectivamente à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e à Junta de Freguesia do Troviscal.

A Comissão Concelhia de Oliveira do Bairro da CDU – Coligação Democrática Unitária, vem afirmar o seu total desacordo perante a anunciada vontade do executivo municipal de Oliveira do Bairro, de entregar a gestão da água a uma empresa inter-municipal.