A CDU esteve ontem à porta da Oliva para mais uma vez prestar a sua solidariedade e apoio à luta dos trabalhadores em defesa da viabilidade desta importante empresa do concelho e da região.
Nas palavras de Oscar Oliveira, a CDU não se limita como fazem as outras forças politicas a preocupar-se com a situação dos trabalhadores em véspera de eleições.  Como prova o requerimento entregue à porta da empresa, assinado pelo deputado Jorge Machado do PCP e apresentado na Assembleia da República em Maio deste ano, a CDU trabalha ao longo de todo o mandato, honrando os seus compromissos para com os trabalhadores e o Pais.

O requerimento em causa, cujo conteúdo segue em anexo juntamente com o documento entregue, é elucidativo relativamente à forma como o governo apoia as empresas, de forma absolutamente cega e sem controlo, e sem precaver os interesses dos trabalhadores e do país. Esta situação é tanto mais grave quanto grande parte dos apoios são distribuídos a partir da segurança social, ou seja com as contribuições dos trabalhadores. Não é por acaso que o Grupo Parlamentar do PCP tem já várias propostas que visam uma melhor fiscalização da aplicação do lay-off.

A situação da Oliva representa um escândalo, só possível num pais governado por Partidos cada vez mais alinhados com os interesses do capital e dos grandes grupos económicos. Portugal precisa de produzir. Em vez de pôr os trabalhadores em casa à custa da segurança social, o que o governo deveria fazer é fiscalizar os apoios que dá às empresas e exigir verdadeiras contrapartidas no que toca ao emprego e aos direitos dos trabalhadores.

A CDU, com os seus candidatos, o seu trabalho, as suas propostas e o seu programa, representa a verdadeira alternativa de ruptura com as políticas de direita que governam o país há mais de três décadas que só beneficiam o grande patronato à custa dos trabalhadores. Daí o apelo de Óscar Oliveira dirigido aos trabalhadores para que usem esta "arma" do povo no próximo dia 27 de Setembro.

S. João da Madeira, 25 de Agosto de 2009
A Comissão Distrital de Aveiro da CDU