Proposta 23

Abandono progressivo do recurso a herbicidas por parte da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

A CDU pretende efetivar o abandono progressivo do uso de herbicidas, substituindo estas substâncias por técnicas alternativas e amigas do ambiente. Isto porque, hoje, conhece-se bem o perigo que os herbicidas representam para o ambiente, para os percursos de água e, evidentemente, para os seres humanos.

 

10 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 24

Substituição progressiva da frota da CMF por viaturas elétricas

Muitas das viaturas do parque municipal circulam apenas no município. Como os automóveis elétricos têm, atualmente, autonomia suficiente para a realização destes percursos, a CDU pretende substituir, progressivamente, a frota da CMF, por viaturas desse tipo, para além do seu valor comercial competitivo, estes automóveis são muito mais económicos do ponto de vista de consumos e manutenção, o que, a médio prazo, representará ganhos para as finanças da Câmara Municipal. A isto soma-se a vantagem de emissões 0 de CO2.

11 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 25

Pontos de carregamento de viaturas elétricas

Em complemento à proposta 23, é intenção da CDU desenvolver parcerias para a criação de pontos de carregamento de viaturas elétricas, nos locais de maior densidade populacional e de afluência de pessoas.

12 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 26

Criação de uma Ecoteca

A Ecoteca será um espaço dedicado a divulgação dos valores naturais e um ponto de encontro dos agentes da educação ambiental. Será um importante recurso para as escolas, onde as próprias comunidades educativas poderão desenvolver iniciativas (aulas, workshops, visitas a exposições, dinamização e/ou participação em palestras).

 

13 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 27

Reforço da Educação Ambiental

Como é conhecido, o município de Stª Mª da Feira tem, na sua área ainda, diversos pontos negros, no que respeita ao ambiente. Uma das formas de minimizar e combater estes problemas é através da educação e consciencialização dos munícipes. Assim, dando seguimento à proposta já apresentada na Assembleia Municipal, por parte da CDU, e aprovada por unanimidade, é intenção da CDU reforçar a Educação Ambiental no concelho, promovendo, para esse efeito, parcerias com escolas, associações e juntas de freguesia.

14 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 28

Disponibilização de Bicicletas Urbanas

A par do desenvolvimento de ciclovias no município, anteriormente anunciado, a CDU tem a intenção de avançar com um projeto gratuito, de disponibilização de bicicletas urbanas, para utilizadores, à semelhança do que já se verifica em muitas cidades europeias e nacionais.

15 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 29

Reforço da rede de ecopontos

Há ainda muitos locais do município desprovidos de um Ecoponto, o que não estimula a separação do lixo por parte dos munícipes.

Assim, iremos efetivar um aumento e distribuição de Ecopontos, por diversos locais desprovidos destas infraestruturas, assim como a colocação de infraestruturas para a recolha de óleos.

16 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 30

Relançamento do projeto de decompositores

É intenção da CDU avançar com um novo projeto que vise a formação e distribuição de decompositores pelos feirenses.

Os Decompositores visam um reaproveitamento do lixo orgânico, o que irá reduzir as toneladas deste tipo de lixo, que estão a ser recolhidas.

 

17 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 31

Efetivar a ligação à rede de saneamento básico

A CDU já anunciou anteriormente a sua intenção de efetivar a ligação de todas as escolas públicas à rede de saneamento básico. Todavia, não são somente estes edifícios da responsabilidade da Câmara Municipal que estão por ligar.

Assim a CDU compromete-se a efetivar a ligação de todos os edifícios da responsabilidade da CMF à rede de saneamento básico (a título de exemplo, refere-se o edifício da AANIFEIRA)

17 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Para o topo