• Qui. Set 29th, 2022

CDU SJM: Visita Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários

Ago 16, 2021

Jorge Cortez, Paulo Duarte, Fátima Guimarães e José Manuel Silva visitaram a sede operacional dos nossos bombeiros tendo sido recebidos pelos responsáveis da Corporação.

Esta grande instituição da cidade, que a pandemia evidenciou mais a sua importância, tem um papel na nossa comunidade insubstituível. O Presidente da Direção, o Comandante e os Directores, deram aos candidatos uma panorâmica geral da vida da instituição, incluindo as condicionantes que o covid 19 trouxe.

Foram minuciosamente elencados os desafios e as dificuldades e com que a nossa associação se debate no campo da segurança e do apoio aos sanjoanenses: nos edifícios habitacionais, sobretudo a construção em altura; na indústria no nosso Concelho, e a sua implantação nas zonas industriais e fora delas; no sistema de emergência médica e o funcionamento do CODU; no transporte de doentes e etc…

As necessidades financeiras da associação, a quebra de receitas em tempo de pandemia e o aumento de despesas, os apoios do Município e do governo foram assuntos tratados. Na reunião foi evidente que cada vez se torna mais necessário alargar o número de bombeiros profissionalizados para assim continuar a prestar um serviço de excelência como a cidade necessita e exige. É necessário que a instituição receba mais apoio, sobretudo financeiro, para se encontrar preparada para os desafios, cada vez maiores, que a instituição tem que suportar.

O pacote legislativo dos últimos anos tem aumentado a responsabilidade dos bombeiros na prontidão de serviços de socorro e de assistência, aumentando a responsabilização dos comandantes e das direcções, sem que lhes tenham reforçado os meios materiais e humanos na proporcionalidade das novas exigências.

Os candidatos saíram da reunião confiantes na competência e no desempenho dos nossos bombeiros, mas conscientes que há muito por fazer da parte do poder político. Garantiram que da parte da CDU haveria sempre a disponibilidade de reforçar os apoios à instituição.

A Comissão Coordenadora de S J Madeira da CDU