Realizou-se no passado dia 6 de Março o Encontro Regional de Aveiro, no Centro de Trabalho de Ovar do PCP.

Esta iniciativa, integrada na preparação do 9º Congresso da JCP, que se irá realizar nos próximos dias 22 e 23 de Maio, em Lisboa, foi o culminar de um importante e profundo momento de discussão colectiva em torno dos problemas sentidos pela juventude no distrito, bem como dos avanços que houve do ponto de vista da Organização Regional da JCP.

 

Nos últimos anos, a situação política e social da juventude tem-se vindo a agravar, consequência das políticas de direita, principais responsáveis pelo rumo de privatização e elitização da educação, pela retirada de direitos no emprego, sobretudo aos jovens trabalhadores, e pelo crescente número de desempregados. São estas políticas de direita, levadas a cabo pelos sucessivos governos PS, PSD (com ou sem o CDS - PP), que igualmente são responsáveis pelas crescentes dificuldades na aquisição de habitação própria, assim como no acesso à cultura e ao desporto.

No distrito de Aveiro, a organização da JCP tem vindo a reforçar-se, fruto do trabalho dos seus militantes na defesa dos interesses e direitos da juventude, em cada escola ou local de trabalho, estimulando e mobilizando para a luta pela ruptura com estas políticas.

O Encontro Regional de Aveiro reafirmou a profunda convicção e determinação da JCP na intensificação da luta da juventude no distrito, como único garante do direito à escola Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade para todos, do direito ao emprego com direitos, do direito à habitação, à cultura e ao desporto, entre outros. Como o próprio lema do 9º Congresso da JCP indica: “Com a Luta da Juventude, Construir o Futuro!”


A Comissão Regional de Aveiro da JCP

Para o topo