Uma delegação da CDU composta por vários activistas e por Miguel Viegas e João Sousa, candidatos da CDU às eleições legislativas, esteve este fim de semana em Oliveira do Bairro em mais uma acção de campanha. Contactou com a população que luta há anos contra o fecho dos postos de saúde da Mamarrosa e de Bustos. Graças à luta da Comissão de Utentes da Saúde, foi possível evitar o encerramento e garantir a requalificação da unidade do Troviscal. Porém, conforme foi possível constatar, as condições de funcionamento da Unidade de Saúde Familiar que serve a união destas três freguesias continuam muito precárias. Neste sentido, a CDU continua a exigir a construção de uma nova unidade que possa servir a população e devidamente apetrechada com médicos e enfermeiros, evitando assim os longos tempos de espera para consultas.

A criação da União de Freguesias de Troviscal, Mamarrosa e de Bustos, feita à revelia da população, nada trouxe de positivo à população. A concentração dos serviços de saúde na unidade do Troviscal, mal apetrechada prejudicou claramente os utentes. Foi a luta da população que evitou o encerramento dos postos de Bustos e Mamarrosa, contudo ao abrirem apenas meio dia por semana o serviço fica muito aquém das necessidades dos utentes que ficam assim obrigados a longas e caras deslocações. Perante esta situação, a tutela comprometeu-se com a construção de uma nova unidade de saúde que assegure uma prestação de cuidados de qualidade e de proximidade, com uma localização equidistante das três freguesias. A CDU regista a promessa, mas receia que não passe de pura propaganda eleitoral em vésperas de eleições. Neste sentido, pode a população de Oliveira do Bairro confiar que a CDU irá acompanhar a situação e exigir que esta situação seja resolvida.

De acordo com Miguel Viegas: "Sabíamos que o processo de extinção de freguesia só poderia levar à perda de serviços públicos. Por isso, a reposição das freguesia continua na nossa agenda a par do reforço e requalificação da rede de cuidados primário. A população do Troviscal, Mamarrosa e de Bustos merece melhores cuidados de saúde!".

Gabinete de Imprensa da CDU
Aveiro, 12 de Agosto de 2019

 

 

Para o topo