Miguel Viegas e Rosa Gadanho em visita à horta comunitáriaNa sessão de 28 de Abril da Assembleia da União de Freguesias Glória e Vera Cruz, a CDU solicitou ao Executivo uma cópia do Regulamento de Funcionamento da Horta Comunitária Sá-Barrocas, tendo Presidente da Junta informado que aguarda que a CMA o faça chegar. Face à ausência de informação, Rosa Gadanho visitou a horta comunitária, contactando com alguns utilizadores daquele espaço.

A horta comunitária representa um projecto de enorme relevância social, cultural e até económica, envolvendo hoje cerca de 40 agricultores que cuidam daquele espaço com as suas hortas, a maioria das quais com recurso a técnicas biológicas.

Sucede no entanto que, mais uma vez, a autarquia nunca chegou a cumprir o seu papel. Os utilizadores contactados afirmam mesmo que todo o processo nasceu e foi crescendo de forma desorganizada, que a atribuição dos lotes não obedeceu aos critérios definidos, salientando a falta de coordenação entre a CMA e a JF da Vera Cruz, em vários momentos da existência deste espaço, e que passa, inclusivamente, por terem ignorado o investimento dos utilizadores na conservação e melhoria do projecto.

Perante estes factos que revelam, no mínimo, um completo desinteresse por parte da Câmara relativamente a este projecto, a eleita da CDU, Rosa Gadanho, comprometeu-se a intervir no sentido de alertar a autarquia para este problema.

A curto prazo, impõe-se uma limpeza de toda a área circundante aos lotes, incluindo os acessos onde são visíveis todo o tipo de lixo à mistura com vegetação. Importa igualmente a necessidade de envolver os utilizadores para a criação de um regulamento que seja transparente e que garanta uma boa gestão de todo o espaço.

Aveiro, 6 de Maio de 2014

A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP