Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • Sobre a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

O Governo português assume, durante o primeiro semestre de 2021, a Presidência do Conselho da União Europeia.

Para o PCP, esta deveria constituir uma oportunidade para Portugal colocar na agenda da União Europeia a necessidade do questionamento do rumo e das políticas que esta impõe aos povos e que estão na origem das desigualdades sociais e das assimetrias de desenvolvimento que a percorrem.

• Portugal pode e deve vencer mas com outra política, uma política ao serviço do povo e do País

A todos vós, aos trabalhadores e povo da cidade e do concelho de Montemor-o-Novo e, particularmente, aos reformados, pensionistas e idosos a quem dedicamos esta nossa Sessão Pública, as nossas mais cordiais saudações.

• Encerramento da Central de Sines

Depois do anúncio do encerramento da refinaria de Matosinhos da GALP há menos de um mês, concretiza-se hoje, por decisão da EDP e com a cobertura do Governo, o encerramento da Central termoeléctrica de Sines. Para o PCP trata-se de uma decisão política precipitada e negativa para o País e que, novamente a pretexto da chamada descarbonização e de supostas preocupações com o clima, mais não serve do que os interesses dos accionistas da EDP e da maximização dos seus lucros.

• O voto em João Ferreira é o mais seguro e consequente na derrota de projectos anti-democráticos e de confronto com a Constituição

Num momento em que os portugueses vão ser chamados a escolher o futuro Presidente da República, faz todo o sentido trazer e evidenciar a importância dos problemas que estão subjacentes ao tema que aqui nos trás – os problemas da interioridade. Problemas que atingem uma parte significativa do nosso território e que se encontram bem patentes neste distrito de Viseu.

• Defender a refinaria, os postos de trabalho e a produção nacional

Sr. Presidente,
    Srs. Deputados,
    Ontem, centenas de trabalhadores da Petrogal saíram à rua, em Matosinhos, para defender os seus postos de trabalho, para rejeitar o encerramento da refinaria situada em Leça da Palmeira, Matosinhos.

E tendo o PCP estado ontem presente e solidário com estes trabalhadores, daqui reafirmamos a nossa solidariedade com a sua luta e reivindicações.

Sr. Presidente,
    Srs. Deputados,

• É fundamental responder ao problema sanitário e aos seus impactos económicos e sociais

Senhor Presidente,
    Senhoras e senhores Deputados,
    Senhores membros do Governo,

A gravidade da situação nacional é evidente e inegável.

A situação sanitária agravou-se significativamente com uma evolução negativa da epidemia que está a colocar os serviços de saúde e os seus profissionais sob uma pressão muito superior à que se verificou anteriormente e com consequências dramáticas em termos de contágios, internamentos e óbitos.