Notícias do sítio central

Últimos destaques da página do Partido Comunista Português
  • Congresso elege Comité Central

O Congresso elegeu o Comité Central. Votaram 611 delegados. 602 votaram a favor, o que corresponde a 98,5%. Houve 3 votos contra e 6 abstenções. O Comité Central é composto por 129 membros. Corresponde, na sua composição, às características do Partido Comunista Português: é composto por uma maioria de operários e empregados, mais de 67%. Nesta percentagem há uma forte componente de operários, cerca de 44,9%.

• Abertura do XXI Congresso do PCP

Quero antes de mais saudar os delegados ao XXI Congresso que aqui estão representando todo o nosso colectivo partidário e desejar-lhes bom trabalho.
    Realizamos o nosso Congresso num quadro bem diferente do que é habitual, em consequência da epidemia da COVID-19.

• Persistência e determinação para encontrar soluções concretas para os trabalhadores e o povo

Senhor Presidente,
    Senhor Primeiro-Ministro e demais membros do Governo,
    Senhoras e senhores Deputados

O PCP interveio no debate deste Orçamento denunciando as profundas insuficiências e limitações da proposta que o Governo apresentou há mais de um mês. Como sublinhámos desde o início, quer a Proposta de Orçamento, quer as opções do Governo, que estão para lá do Orçamento, não respondem às necessidades que se colocam ao País. Mas sempre dissemos também que, perante a gravidade da situação nacional, não deixaríamos de travar a batalha até ao fim para encontrar soluções.

• Sobre a apreciação e votação final do Orçamento do Estado para 2021

É do conhecimento público o percurso de análise e de intervenção que o PCP tem tido em torno do Orçamento do Estado. Como sublinhámos desde o início, quer a Proposta de Orçamento, quer as opções do Governo que estão para lá do Orçamento, não correspondem às exigências que se colocam ao País.

• Sobre a reunião do Comité Central

O Comité Central do PCP, reunido a 21 e 22 de Novembro de 2020, decidiu sobre o conjunto das propostas a submeter aos delegados ao XXI Congresso no próximo fim de semana e procedeu ao balanço da sua preparação.

O Comité Central do PCP decidiu as propostas de ordem de trabalhos, regulamento e órgãos do Congresso. Foi ainda aprovada a proposta de resolução política a submeter ao XXI Congresso, assim como a proposta de composição do novo Comité Central a ser eleito.

• Tem de haver soluções para os milhares de micro e pequenos empresários que estão numa situação aflitiva

Tínhamos uma ideia geral das consequências da epidemia desta fase que estamos a passar. Muitas dessas empresas têm grandes fragilidades naturalmente pela sua dimensão, dificuldades que decorrem da situação e é preocupante.