Em Março o País foi confrontado com o início do surto epidémico, situação para a qual o País não estava preparado. O SNS e os seus profissionais deram uma excelente resposta, garantindo o acompanhamento necessário a todos aqueles que testaram positivo ao novo Coronavírus.
A situação que se vive no País e naturalmente no concelho de Oliveira de Azeméis é cada vez mais preocupante em que se destaca entre outros problemas: Consultas atrasadas, novas consultas que não são marcadas, exames de diagnóstico que não se realizam, faltam médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e auxiliares de acção médica e os que estão em funções estão exaustos, equipamentos informáticos obsoletos, extensões e centros de saúde encerrados.
Como insistentemente o PCP vem propondo há longo tempo, para assegurar o combate à doença do Covid 19 é necessário, isso sim, dar prioridade às medidas de reforço da capacidade de resposta do SNS, dotando os hospitais, extensões e centros de saúde dos meios necessários (financeiros, humanos, técnicos e materiais), fundamentais para recuperar as consultas, as cirurgias, os tratamentos e os exames em atraso de forma a prestar os cuidados necessários a todos os portugueses.