Edgar Silva
Logo Presidenciais 2016
Afirmar Abril.
Cumprir a Constituição

Jantar Comício em Salreu

No dia 18 de Dezembro, Edgar Silva visitou uma vez mais o distrito de Aveiro para acções de contacto com diferentes camadas da população, apelando a sua mobilização para as Eleições Presidenciais do próximo dia 24 de Janeiro.

O périplo do candidato a Presidente da República apoiado pelo PCP começou em Santa Maria da Feira, às portas da ECCO, onde contactou com dezenas de trabalhadores, muitos dos quais mostraram simpatia pela candidatura e apoio para a batalha eleitoral. A identificação dos trabalhadores com Edgar Silva foi evidente em vários momentos onde foram estabelecidas conversas de vários minutos e surgiram vários testemunhos da gravíssima situação social vivida pela maioria da nossa população.

Edgar Silva em pré-campanha no distrito de AveiroCom a presença de Miguel Viegas, deputado comunista no Parlamento Europeu oriundo do distrito de Aveiro, a comitiva seguiu para Esmoriz (Ovar), onde contactou com a duríssima realidade vivida pelos pescadores - não apenas de Ovar, mas de todo o País. Aí, Edgar Silva conheceu mais profundamente as profundas injustiças que vivem os pescadores, que decorrem duma actividade já por si bastante exigente perigosa, mas cujos proveitos são cada vez menores, em virtude da política de submissão aos interesses estrangeiros que os sucessivos Governos vêm praticando. O candidato comunista, sublinhou então a necessidade do cumprimento da Constituição para garantir o apoio e protecção desta actividade e dos seus trabalhadores, num País e num distrito, em que as condições naturais permitiriam que esta fosse uma fonte de prosperidade nacional.

A comitiva, a que se juntou o mandatário distrital Francisco Gonçalves, seguiu então para o Hospital Visconde Salreu (Estarreja) para um contacto com trabalhadores e utentes e, em seguida, um encontro com a Administração do CHBV e uma breve visita às instalações. Nesta acção dupla, Edgar Silva enfatizou a necessidade de proteger o carácter público das estruturas de Saúde, mas igualmente de as valorizar, interrompendo a sangria de meios e valências dos últimos anos, de que aliás, este equipamento é um lamentável exemplo.

Edgar Silva em pré-campanha no Distrito de AveiroO longo dia terminou num animado jantar-comício na Banda Visconde Salreu (Estarreja), onde centenas de apoiantes tiveram oportunidade de confraternizar com o candidato e ouvir atentamente as intervenções de apoio à candidatura lá proferidas. Tomaram da palavra Francisco Gonçalves e Joaquim Mesquita, activista católico e dirigente sindical que é mandatário concelhio da candidatura, e naturalmente, o próprio Edgar Silva.

Num emotivo discurso, Edgar Silva sublinhou a necessidade de Portugal ter um Presidente da República capaz de defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição - algo que nunca se passou plenamente, e que nos últimos 10 anos foi particularmente infringido, como de resto atesta o elevado número de chumbos do Tribunal Constitucional a diplomas promulgados por Cavaco Silva.

Para tal, sublinhou o candidato, é fundamental a derrota da candidatura da Direita, protagonizada por Marcelo Rebelo de Sousa. Uma candidatura que se apresenta como vencedora à partida, fazendo lembrar os tempos em que não havia democracia em Portugal, e conta com o apoio de boa parte dos protagonistas do desastre nacional a que o País chegou nos últimos anos, designadamente Passos Coelho e Paulo Portas.

Assim, concluiu, exortou a que todos se envolvesse na batalha pelo futuro do País e pela democracia e se mobilizassem com toda as suas forças para derrotar a Direita e garantir um bom resultado para a candidatura de Edgar Silva, a única que sem hesitações ou compromissos está em condições de assegurar o cumprimento e a defesa da Constituição da República Portuguesa.

Aveiro, 19 de Dezembro de 2015
Comissão do distrito de Aveiro da candidatura de Edgar Silva

Para o topo