• Sáb. Dez 21st, 2024

CDU visitou a Casa do Povo de Alvarenga

Set 21, 2021

No dia 17 de Setembro, uma delegação da CDU incluindo Lara Pinho, candidata a Presidente da Câmara, Benvinda Pinho e Tadeu Saavedra, candidatos à Assembleia Municipal, e Carlos Alves e Alcino Vinagre, primeiros candidatos à Assembleia de Freguesia de Alvarenga, reuniu com o Presidente da Direção da Casa do Povo de Alvarenga.

A casa do Povo de Alvarenga tem em funcionamento uma creche e uma residência para idosos que se tornou conhecida a nível nacional, durante a crise pandémica, que acolhe dezenas de idosos, na generalidade com pensões de reforma muito baixas.

Fomos, ainda, informados que durante a crise sanitária, e apesar da intensa cobertura noticiosa, a Direção da Instituição só conseguiu gerir a delicada situação resultante do surto de covid 19 que afetou utentes e funcionários, graças ao esforço e dedicação de todos os profissionais do lar de idosos, praticamente sem qualquer apoio externo, quer da Câmara Municipal de Arouca, quer dos Ministérios da Saúde e da Segurança Social. Apoio relevante foi o recebido da Cruz Vermelha, que enviou uma equipa de enfermeiros. Por outro lado, durante o período crítico, os jornalistas presentes diariamente em Alvarenga só queriam saber se tinha morrido alguém

Com o objetivo de melhorar a assistência aos idosos, a Casa do Povo de Alvarenga elaborou e apresentou às entidades competentes um projeto de instalação de uma unidade de cuidados continuados há cerca de 4 anos e que continua a aguardar a autorização dos Ministérios da Saúde e da Segurança Social.

A CDU defende a gratuidade e universalidade no acesso a creches, a lares de idosos e aos cuidados de saúde continuados, de preferência através de redes públicas de creches, de residências para idosos e de unidades de cuidados continuados e a valorização dos trabalhadores do sector.

A CDU Arouca compromete-se a apoiar e incentivar ações que melhorem a qualidade dos cuidados aos mais idosos, através da melhoria das competências dos seus cuidadores, quer os formais, quer os informais.

Arouca, 20 de Setembro de 2021

A Coordenação Concelhia de Arouca da CDU