• Sex. Jul 1st, 2022

Problemas de habitação e falta de infraestruturas em comunidade de Válega

Ago 9, 2021

Uma delegação da CDU, que incluiu a presença de Carlos Ramos, candidato à Câmara Municipal, visitou recentemente o conjunto habitacional de Válega, sito na Rua Dr. José Eduardo Sousa Lamy, onde se encontram várias famílias numa situação de enorme fragilidade social. Salta, infelizmente, à vista que as casas deste conjunto habitacional apresentam várias e profundas deficiências a nível de estrutura, segurança e salubridade, não dispondo sequer de acesso à rede de saneamento básico.


A degradação do edificado é evidente e sujeita os habitantes a más condições de isolamento e à intempérie, onde habitam também crianças e vários idosos, configurando um problema social de maior dimensão.
Neste local encontra-se ainda um edifício de balneários que se encontra totalmente destruído e vandalizado, tornando-se num autêntico foco insalubre e um perigo de saúde pública, problema que importa resolver definitivamente. Acresce a ausência de um sistema de drenagem de águas pluviais, gerando inundações durante as chuvas que afectam várias famílias.


Soluções de problemas complexos mas certamente resolúveis, que terão de contar com outro tipo de empenho da autarquia, já que não é aceitável que a população de Ovar se encontre exposta a situações desta natureza em pleno século XXI.


A CDU expôs esta situação à Câmara Municipal, através de um requerimento de Miguel Jeri, deputado municipal, apelando à adopção de medidas/mecanismos de apoio à reabilitação das casas que garantam as mínimas condições de conforto e segurança no curto prazo, apelando igualmente ao estudo para uma solução de longo prazo. É igualmente premente que se tome uma decisão relativamente ao edifício dos balneários, em diálogo e consonância com as necessidades da comunidade, que poderá passar pela sua recuperação ou demolição.


O candidato da CDU à Câmara Municipal, Carlos Ramos, compromete-se desde já a lutar por estes objectivos enquanto eleito na Câmara Municipal. Intervenções que, no entender da CDU, deve ser associada a um estreito acompanhamento da situação social desta comunidade, auscultando-a e levando em consideração as suas características. Finalmente, é importante ter presente que a elevada taxa de desemprego contribui negativamente para esta calamidade social, pelo que apenas uma política de esquerda, visando o pleno emprego e salários dignos, poderá criar condições para integração desta comunidade.


Ovar, 2 de Agosto de 2021
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU